Pesquisar no Blog
Atualização

Equipe Clinica Concon / GCBV esteve presente na II Jornada de Nutrição em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica de Campinas e Região

Evento reuniu profissionais de diversas áreas que atuam no tratamento da Obesidade. 

No dia 19 de agosto foi realizada a II Jornada de Nutrição em Obesidade e Cirurgia Bariátrica e Metabólica de Campinas e Região no Hotel Meliã, em Campinas. O Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos (GCBV)  foi uma das Instituições apoiadoras do evento, que contou com o apoio também da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM. A nutricionista do GCBV/ Clínica Concon, Célia Beleli foi uma das organizadoras do evento.

Diversos profissionais da  equipe GCBV / Clínica Concon estiveram presentes no evento como convidados e palestrantes compartilhando estudos, tendências, experiências e discussões atuais sobre Obesidade e Cirurgia Bariátrica com os participantes.

Célia Beleli, nutricionista da Clínica Concon / GCBV, uma das organizadoras do evento

O evento reuniu  palestrantes de diversas áreas, como médicos, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeuta, abordando de forma multidisciplinar a doença obesidade , que é considerada uma epidemia crônica que não tem cura, apenas controle. As cirurgias bariátricas são consideradas uma das formas de auxiliar nesse controle e, por isso, o Brasil é o 2º lugar no mundo no número de cirurgias, atingindo 93,5 mil cirurgias no ano de 2015. Desse número, 76% corresponde a mulheres.

Durante o evento foram mostrados estudos indicam que 30% dos pacientes operados apresentam recidiva do excesso de peso após 5 anos do procedimento, o que pode ser explicado pela falta de mudança no comportamento alimentar.

 

Dra Ana Carolina de Mello (Clínica Concon / GCBV) em sua apresentação

A nutricionista do GCBV/Clínica Concon e mestre na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Célia Aparecida Valbon Beleli, apresentou dados atuais referentes às suplementações necessárias e recomendadas após a cirurgia bariátrica pela técnica Sleeve. Ela explicou sobre a absorção de nutrientes e métodos corretos para a suplementação, incluindo doses em casos de deficiência, horários e situações em que somente o médico pode prescrever. “A importância é de prevenir, detectar e tratar”, salientou.

Que a cirurgia bariátrica é a melhor decisão para tratar a obesidade severa do que por meio de medicação, todos os médicos do segmento concordaram. Inclusive, em muitos casos, para tratar o diabetes. Já o uso das técnicas de cirurgia bariátrica Sleeve e Bypass rende maior discussão e polêmica. Dezenas de profissionais discutiram o assunto durante o evento..

O médico e cirurgião Dr Admar Concon Filho apresentou dados sobre o uso do “Sleeve”, uma alternativa técnica de cirurgia bariátrica considerada menos agressiva para os pacientes, por apresentar menos riscos e sacrifícios. O médico ponderou sobre a necessidade de manter o uso da técnica “Bypass Gástrico”, mais frequentemente realizada no mundo desde 1967, para alguns casos específicos, como para o caso de pacientes com refluxo agudo.

Dr Admar Concon Filho ( GCBV/Clínica Concon)em sua apresentação

Chamada de cirurgia bariátrica por derivação gástrica, a operação reduz o estômago a um pedaço mínimo diretamente ligado à porção média do intestino e por ser mais complexa está sujeita, embora a poucos, riscos. Com os avanços tecnológicos, vem sendo bem recebida como opção menos complexa essa técnica nova, a Sleeve, a gastrectomia vertical, que tira um pedaço menor do estômago e mantém todas as suas conexões originais, sem desvios nem atalhos. Reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em Fevereiro de 2010, esta técnica apresenta um aumento cada vez maior de adeptos.

A Clínica Concon e o Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos parabeniza toda equipe organizadora e palestrantes pelo excelente evento e sente-se honrada por ter participado e contribuiído durante toda a programação.

Equipe GCBV/Clínica Concon presente no evento

Confira outros momentos em destaque:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *