Pesquisar no Blog
Atualização

XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica da SBCBM – Estivemos lá!

Aconteceu de 04 a 07 de outubro, na cidade de Florianópolis, o XVIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Membros da equipe da Clínica Concon / GCBV estiveram presentes como congressistas e palestrantes convidados, junto a profissionais de grande experiência e renome nacional e internacional. Participaram do evento, profissionais envolvidos no tratamento da obesidade cirúrgico como: cirurgiões bariátricos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos, psiquiatras, educadores físicos, fonoaudiólogos, psiquiatras, fisioterapeutas..

Dr Admar Concon Filho esteve entre os palestrantes do Congresso.

 

Dra Ana Carolina de Mello, Célia Beleli, nutricionista, Luciene Souza, Instrumentadora, Vanessa Raizer, Enfermeira e a Fisioterapeuta Fabiana Della Via, representando a Clínica Concon/ GCBV no Congresso Brasileiro

O ponto alto de todas as especialidades foi a discussão da Recidiva da Obesidade, envolvendo aspectos cirúrgicos, nutricionais, psicológicos, clínicos.  A discussão girou acerca das causas dessa recidiva e como devemos conduzir. Envolvidos nessa temática, foram abordados os vários hormônios intestinais responsáveis pelo processo de saciedade, perda de peso e melhora das doenças como o diabetes, síndrome metabólica e inflamação.  Aliado a esse tema outro ponto bastante discutido foi o da microbiota intestinal, ou seja, a melhora que ocorre dessa flora após as cirurgias da obesidade e como essa nova flora influencia na melhora e manutenção da perda de peso.

A psicologia também teve uma participação significativa nesse congresso abordando tema como recidiva da obesidade; transtornos do uso do álcool que é um tema de grande preocupação de todos que trabalham na área. ; e aspectos que envolvem a compulsão alimentar. A importância da participação e formação de uma equipe multidisciplinar atualizada na área também teve seu destaque. A psicóloga da equipe GCBV , Dra Mariângela Leme de Almeida esteve entre os palestrantes , contribuindo com as atualizações da avaliação psicológica do paciente candidato à cirurgia,  estabelecendo  a relevância  de um consenso entre os psicólogos que trabalham na área com a criação  de um Protocolo  de Avaliação  Psicológica  .

A psicóloga do GCBV, Mariângela Almeida, em sua palestra

A especialidade clínica Endocrinologia marcou presença com excelentes abordagens sobre: Genética e Epigenética da obesidade além da diferença dos tipos de gordura (branca e marrom) e como essa mudança ao longo do processo de emagrecimento após a cirurgia bariátrica pode auxiliar o paciente.  Com relação à Nutrição, a Suplementação Nutricional após as cirurgias trouxe as novas recomendações, e enfatizou a necessidade da mesma em todas as técnicas cirúrgicas. E claro a abordagem multidisciplinar e a necessidade desse acompanhamento pelo paciente é sempre um ponto muito importante nas discussões e novas abordagens foram propostas para a adesão do paciente no acompanhamento multidisciplinar.

Dr Admar Concon Filho representando a equipe Clínic Concon / GCBV entre profissionais de grande renome nacional e internacional

Confira outros momentos na galeria de imagens:

Equipe Clínica Concon / GCBV no VIII Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica

Por: Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM- UNICAMP  e Nutricionista do GCBV.,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *