Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Cirurgia Bariátrica – O que você precisa saber para tomar essa decisão.

Após anos de insucesso no tratamento de obesidade, muitos pacientes chegam a pensar no procedimento cirúrgico como opção. Porém, entendemos que essa é uma decisão que envolve muitos fatores e principalmente muita informação, além de apoio de amigos e familiares.

Mas a mais importante e principal delas, que a equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV sempre reforça , é a compreensão pelo paciente de que essa decisão precisa especialmente do entendimento e comprometimento com esse novo estilo de vida.

Para isso, quatro pontos são importantes nessa tomada de decisão:

1- Conhecer sobre a cirurgia 

Antes de tomar a decisão, surgem muitas dúvidas pelos pacientes, as quais podem ser sanadas diretamente com os profissionais da equipe durante o período pré-operatório e também durante as reuniões pré-operatórias, que ocorrem mensalmente. Nas reuniões, os profissionais esclarecem detalhadamente todos os passos dos períodos pré e pós operatórios, além da explicação sobre a cirurgia em si, pelo cirurgião. Outro ponto que contribui muito para que o paciente sinta-se mais seguro em sua decisão é ouvir os depoimentos de quem já realizou o procedimento. Durante as reuniões, esse momento existe e vários pacientes que já realizaram o procedimento comparecem voluntariamente para compartilhar suas experiências e contribuir com as dúvidas dos pacientes em pré-operatório.

2- Apoio de familiares e amigos 

E falando nisso, os amigos e  especialmente familiares são fundamentais nesse processo, por esse motivo, nas reuniões é importante que o paciente sempre vá com um acompanhante, para que ele também entenda o processo e como poderá contribuir com o paciente.

3- Conheça e confie na equipe

Outro ponto que será a base da confiança do paciente ao tomar a decisão é , além de entender todo o processo cirúrgico, pré e pós operatório, poder confiar na equipe.  No GCBV, a equipe multidisciplinar está sempre presente, desde o primeiro contato com o paciente, ao pós-operatório.  Sabemos a importância de entender e orientar cada paciente de acordo com seu caso e necessidades.  A equipe é formada por profissionais que atuam de forma integrada, proporcionando ao paciente um atendimento integral para o tratamento da Obesidade

Graças ao trabalho em equipe, em 2019, o GCBV completou 4000 cirurgias realizadas desde o ano 2000 e atribuímos esse marco à união de profissionais altamente qualificados, que prezam pela saúde e qualidade de vida dos seus pacientes, do pré ao pós operatório.

4- Entender o impacto na cirurgia no novo estilo de vida

O sucesso da cirurgia dependerá muito do entendimento do paciente e seu comprometimento em construir seu novo estilo de vida todos os dias, conhecendo e optando pelas melhores escolhas alimentares, inserindo atividades físicas em sua rotina, e especialmente, mantendo em dia os acompanhamentos pós -operatórios recomendados. Os profissionais poderão acompanhar a evolução de seu tratamento e orientar a cada nova etapa, o que é importante para o paciente.

Nosso objetivo como equipe multidisciplinar de tratamento da obesidade é conhecer cada paciente, orientar o tratamento mais indicado para cada caso, e se o paciente possuir as indicações para o tratamento cirúrgico, fazer com que ele sinta confiança em todo o processo, informando com transparência e tranquilidade, ajudando-o a trilhar essa nova fase de sua vida, pois nosso objetivo principal é a saúde, a qualidade e quantidade de vida dos pacientes.

Conte conosco!

Feliz e saudável 2020!

Para saber mais sobre a cirurgia bariárica, visite o site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM): https://www.sbcbm.org.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *