Pesquisar no Blog
Cirurgia Metabólica Tratamentos

“Vida Nova Metabólica” é o mais novo projeto para informações sobre diabetes e cirurgia metabólica

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica lançou essa semana o projeto “Vida Nova Metabólica”,  com o objetivo de educar a população sobre os riscos e tratamentos para o diabetes tipo 2, assim como os benefícios da cirurgia metabólica para o tratamento dessa doença.

O diabetes tipo 2 é uma doença que está diretamente associada ao estilo de vida e que pode gerar diversas complicações aos pacientes, Estudos mostram que o número de pessoas com Diabetes Tipo 2 (DMT2) deverá triplicar no mundo nos próximos 17 anos. O dado foi apresentado pelo médico e pesquisador austríaco, Karl Miller, no último dia 30 de março, em São Paulo.

“O diabetes tipo 2 é uma das principais causas de mortalidade no mundo, sendo responsável pela morte de 627 mil pessoas, em média, por ano, na Europa. Isso se deve muito ao aumento da obesidade”, alertou o pesquisador.

A obesidade é conhecida como o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença.  Mais de 80% dos pacientes com DMT2 estão acima do peso. No Brasil, a Cirurgia Metabólica, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina – CFM, passou a ser indicada como opção no tratamento  para a diabetes mellitus Tipo 2 (DMT2) para pacientes com obesidade e que não conseguem controlar a doença por meio do tratamento clínico.

A cirurgia metabólica é o mesmo procedimento da cirurgia bariátrica, mas com finalidades diferentes. O grande diferencial da cirurgia metabólica é o fato desse procedimento alterar de forma benéfica a produção de hormônios relacionados à obesidade, favorecendo tanto a perda de peso como o tratamento e até mesmo a cura de diversas doenças endocrinológicas, como diabetes tipo 2  e hipertensão.  Um estudo divulgado pelo Jornal de Medicina de Nova York aponta que os pacientes com diabetes tipo 2, que fizeram a cirurgia Metabólica, tiveram a remissão da doença em 60% dos casos.

Dessa forma, pensando em oferecer à população mais informações sobre o diabetes,  foi lançado o projeto “Vida Nova Metabólica” que aborda diversos temas relacionados à doença,, como  obesidade, tratamentos e cirurgia metabólica, com o objetivo de informar o que há de mais moderno sobre os estudos e tratamentos do diabetes tipo 2.

Conheça o projeto Vida Nova Metabólica ( https://www.vidanovametabolica.org.br/) e saiba mais sobre o diabetes e as formas de tratamento, como a cirurgia metabólica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *