Pesquisar no Blog
Cirurgia Robótica

Diferenças entre a Cirurgia por laparoscopia e a Cirurgia Robótica

Considerada mais uma evolução para os pacientes que precisam ser submetidos a uma cirurgia bariátrica, a cirurgia robótica apresenta algumas vantagens em relação à cirurgia feita por videolaparoscopia, que já foi uma grande mudança em relação à cirurgia aberta, feita através de um corte na parede abdominal.

 “Com a videolaparoscopia, a cirurgia bariátrica já se tornou um procedimento minimamente invasivo, com riscos semelhantes ao de uma retirada de vesícula ou de uma cesárea. Fazemos apenas cinco furinhos na parede abdominal do paciente, que, em pouco tempo, pode voltar às suas atividades rotineiras. Agora, estamos dando mais um passo: a cirurgia bariátrica robótica, que deixa o procedimento ainda mais seguro”, explica o cirurgião bariátrico Admar Concon Filho.

Uma das principais diferenças da cirurgia robótica é a precisão dos movimentos e a visão da câmera, que é em 3D, enquanto a por videolaparoscopia é por 2D

 “Em cirurgias revisionais, em que há maior aderência interna, e em cirurgias mais difíceis, que podem ser inviáveis por videolaparoscopia. Nesses casos, a robótica pode evitar que o procedimento se transforme em uma cirurgia aberta”, esclarece.

Assim como a videolaparoscopia, a cirurgia robótica contribui para um pós-operatório com menos desconforto, redução do período de internação, com consequente retorno mais rápido às rotinas do paciente .

A Cirurgia Bariátrica Robótica apresenta ainda outras vantagens em relação à videolaparoscopia:

  • A tecnologia 3D HD altamente ampliada permite que o cirurgião veja o local cirúrgico com verdadeira percepção de profundidade e visão nítida.
  • O cirurgião pode acessar locais difíceis em cirurgias complexas, tudo isso com intuito de trazer os melhores benefícios para o paciente.
  • Os instrumentos com punho dobram e giram muito além das habilidades da mão humana. Filtragem de tremores e as tecnologias de movimento permitem ao cirurgião  que opere com movimento constante e natural.
  • O acesso robótico da cavidade abdominal é facilitada com a técnica,  principalmente em pacientes super obesos, nas reoperações e nas cirurgias tecnicamente mais difíceis.
  • Está comprovado o menor índice de complicação com o uso da robótica nos pacientes. O robô ajuda na estabilização da imagem, na iluminação, na realização de uma melhor técnica de sutura e nos movimentos delicados em locais restritos.
  • Possibilitam uma cirurgia com menor trauma no tecido, evitando com isso as complicações.

Para o cirurgião , a cirurgia robótica também  permite facilidade maior em alguns passos da cirurgia  e uma ergonomia mais adequada e confortável, facilitando procedimentos em pacientes obesos, e principalmente em superobesos

Saiba mais sobre a cirurgia bariátrica robótica em: Cirurgia Bariátrica Robótica já é realidade na região de Campinas. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *