Pesquisar no Blog
Dicas

10 Dicas para atingir suas metas de saúde para 2017!

Início de ano geralmente é a época escolhida pela maioria das pessoas para definir metas. Ao falarmos em saúde vale lembrar a necessidade de mantermos um peso adequado. E aí vem aquelas dietas muitas vezes que se dizem milagrosas, outras extremamente restritivas e desequilibradas e com isso os resultados indesejados. Portanto vamos iniciar o ano pensando diferente, vamos trabalhar com idéia “da mudança alimentar” e não carregar culpa por não seguir as “dietas milagrosas”.

1- Analise o que você come – Muitas vezes na correria do dia a dia não analisamos o que é ingerido, se aquele alimento é ou não saudável ou se ele seria necessário naquele momento. Muitas vezes comemos até sem fome, ou seja, evite a alimentação automática.

2- Estabeleça horários – Procure comer em horários pré estabelecidos. Não estamos dizendo para comer a cada 2h, mas sim a cada 3 a 4h. Nosso corpo gosta da rotina alimentar, isso gera segurança para nosso organismo, e faz com que ele não tenha que armazenar tanta energia sob a forma de gordura por não saber qual horário será sua próxima refeição.

3- Planeje e prepare suas refeições – Faça um planejamento alimentar da semana. Será mais fácil pois você terá a mão refeições e lanches intermediários de melhor qualidade alimentar e menor chance de erros.

4- Reduza o consumo de açúcar – Opte por líquidos sem açúcar. É uma questão de tempo para se adaptar, e não esqueça de que aqui estão incluídos os refrigerantes.

5- Diminua o consumo de alimentos industrializados (biscoitos, embutidos, bolos prontos) – Acho que você já ouviu a frase “Descasque mais e desembale menos”. Pois é isso mesmo.

6- Beba água- Sim, muita água, ela é fundamental para auxiliar no funcionamento do nosso organismo e, muitas vezes confundimos fome com sede.

7- Não exclua nenhum grupo alimentar da sua alimentação – Ou seja, coma alimentos fonte de carboidrato, proteína, fibras e gordura saudável diariamente.

8-Inclua uma rotina diária de exercícios físicos – Não se engane achando que o exercício físico tem como único objetivo a perda de peso. Você terá inúmeros benefícios com a prática regular. Melhora do estresse, tensão, da função cárdio respiratória, muscular, e é claro como conseqüência a perda de peso se esta estiver atrelada a mudança alimentar.

9-Participação da família- Toda a mudança requer trabalho, e deve ser compartilhada por toda a família, com isso a chance de sucesso será maior, sem falar dos benefícios para todos.

10- E uma última dica muito importante: Procure um profissional nutricionista. Esse também é um passo importante para seu sucesso.

Célia Beleli- Nutricionista do GCBV- Mestre em Ciências pela FCM-Unicamp

Sem Comentários

Deixe uma resposta