Pesquisar no Blog
Dicas

Alimentação no inverno – algumas dicas

No inverno, há um aumento da necessidade do consumo de alimentos (calorias) para manter a temperatura do corpo, e ainda aumentar a resistência orgânica. Percebemos uma vontade maior de comer alimentos mais quentes e consequentemente mais calóricos. Portanto, cuidado com um aumento do peso indesejado. Além disso, a prática de atividade física pode ficar comprometida, o que pode contribuir para um ganho de peso.

  • A primeira coisa é ficar atento ao consumo de alimentos que tenham muitas calorias por porção ingerida, como chocolates, cremes, tortas, doces e bebidas alcoólicas. Quando fizer opção por esses alimentos, modere o tamanho da porção.
  •  Procure caprichar na criação de lanches intermediários, pois eles ajudam a evitar o excesso de fome na hora das refeições principais.
  • Tente montar um cardápio baseado em receitas como frutas assadas ou cozidas com canela em pó, chás diferenciados como o de maçã, de ervas ou chás de frutas secas, castanhas, barra de sementes.
  • No inverno o consumo de saladas diminui, consuma verduras refogadas com pouco óleo, e legumes cozidos ou grelhados.Sopas e caldos aquecem e dependendo das receitas são pouco calóricos e ricos em vitaminas e minerais que reforçam a defesa do organismo.
  • Utilize legumes e verduras nas sopas, acrescente carnes magras, ave sem pele, ou peixe, inclua alimentos fonte de carboidrato do tipo fibra solúvel como farelo de aveia, quinua, amaranto, pois tem uma absorção mais lenta, proporcionando maior saciedade. Cuidado com os queijos amarelos, como opção, utilize queijos brancos e para acompanhar pães ou torradas integrais.

Portanto, o segredo é associar exercícios físicos à alimentação adequada. Pois no inverno o metabolismo está mais acelerado, dessa maneira você. poderá manter ou até perder peso mesmo no inverno.

Célia Ap Valbon Beleli- Nutricionista do GCBV- Especialista em Obesidade e Emagrecimento- CRN3.1501

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *