Pesquisar no Blog
Nutrição

Ferramentas de educação nutricional  para o paciente após a cirurgia bariátrica

A promoção de bons hábitos alimentares após a cirurgia bariátrica tem como finalidade promover uma grande perda de peso, manter um bom estado nutricional, e prevenir deficiências nutricionais. O acompanhamento nutricional após a cirurgia ocorre individualmente e muitas vezes também em grupo. É importante o nutricionista utilizar ferramentas que auxiliem esse aprendizado, como recursos didáticos de fácil entendimento e visualmente atrativos.  Isso se traduz na responsabilidade do profissional nutricionista em trabalhar a educação alimentar. Já apresentamos anteriormente aqui a  Pirâmide Alimentar para pacientes pós Cirurgia Bariátrica – Idealizada por uma nutricionista de Barcelona “ Violeta Moize”. Hoje apresentarei para vocês outra forma gráfica desenvolvida pela nutricionista “Amanda Clark” que é utilizada para a população  da Austrália e Nova Zelândia,   intitulada Porção Perfeita para Bariátricos.

Trata-se de um modelo de um prato, no qual são divididos os espaços destinados aos diferentes grupos alimentares e algumas recomendações importantes no momento de se alimentar.

Adaptamos essa ferramenta bastante didática uma vez que se coloca o prato com os alimentos como proposta central, e tomamos o cuidado de incluir nossos alimentos regionais . Além disso, achamos importante nomear esse prato e chamamos de Meu Prato Bari.

Segue abaixo a forma gráfica do prato, com seus devidos grupos alimentares, e substituições.

Lembrando que, o acompanhamento nutricional após a cirurgia é de grande importância para o paciente, pois é o momento em que o profissional nutricionista poderá analisar individualmente as necessidades do paciente pós bariátrico e adequá-las,  sempre utilizando recursos e ferramentas como a apresentada.

 

 

Célia Beleli- Nutricionista do GCBV e Nutricionista Mestre em Ciências pela Faculdades de Ciências Médicas- UNICAMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *