Pesquisar no Blog
Nutrição

O papel do nutricionista na equipe de cirurgia bariátrica

A presença de um nutricionista clínico dentro de uma equipe multidisciplinar é fundamental no acompanhamento de pacientes bariátricos.

O nutricionista bariátrico  é o único profissional que pode proporcionar ao paciente uma avaliação nutricional pré operatória completa e adequada, uma reeducação alimentar voltada para as novas necessidades nutricionais após a cirurgia , assim como os cuidados a longo prazo. Ele é o profissional que entende as conseqüências  das possíveis deficiências na absorção dos nutrientes e poderá adequá-las  a essa  nova realidade .

Auxiliar os pacientes a entender esses pontos e orientá-lo a como evitar problemas nutricionais  através da dieta e suplementos nutricionais adequados na sua jornada pós-cirurgia.

É importante avaliar cada paciente antes da cirurgia para entender sua característica individual relacionada à alimentação.

A longo prazo a  recidiva de um pequeno ganho de peso é uma situação que pode ser esperada em uma doença crônica como a obesidade. É importante ajudar os pacientes a entender que pequenas flutuações no peso após a cirurgia são normais, mas deve ser avaliada pelo profissional nutricionista. O platô ou até um pequeno reganho de peso fazem parte do processo normal do emagrecimento. A ênfase deve ser dada à qualidade de vida, comportamentos alimentares saudáveis e estado de saúde versus perda de peso como medida de sucesso.

Célia Valbon Beleli

Nutricionista Especialista em Obesidade e Emagrecimento

Nutricionista do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *