Pesquisar no Blog
Nutrição

Por que é importante a suplementação nutricional após a cirurgia bariátrica?

Após a cirurgia bariátrica as deficiências nutricionais podem ocorrer pela ingestão insuficiente de alimentos ou pela absorção comprometida sendo que esta poderá ser em menor ou maior grau dependendo do procedimento realizado.

A reposição e a incorporação de micronutrientes ao corpo a partir da alimentação é a maneira mais adequada de manter os estoques corporais em níveis desejáveis. No entanto, em pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, a restrição do tamanho do estômago, o desvio intestinal e algumas intolerâncias alimentares justificam a utilização da suplementação nutricional. Portanto, a utilização de uma dosagem diária adequada de polivitamínico/mineral é uma forma de garantir esse aporte.

A suplementação regular de polivitamínico deverá ser de 1 cápsula ao dia ou 1 cápsula 2 vezes ao dia .Tem como finalidade a prevenção das deficiências nutricionais. Através do acompanhamento de rotina com equipe multidisciplinar será avaliado a necessidade de uma suplementação específica de algum nutriente isolado, caso seja necessário.

Para manter um bom estado nutricional após a cirurgia bariátrica, deve-se dar atenção a alguns nutrientes:

  • Proteínas: As proteínas são necessárias para a formação dos tecidos corporais, enzimas, hormônios e transporte de substâncias pelo sangue. Sua deficiência esta relacionada a grande perda de massa muscular, anemia e queda de cabelo.Nas refeições, deve-se dar preferência aos alimentos fontes de proteína que estão presentes principalmente nas: carnes em geral, ovos, leites e derivados, soja, feijões, grão de bico. Além da orientação nutricional para ingestão diária de proteína através da alimentação, é muito importante a suplementação, que deverá ser  feita com suplementos protéicos  sob a forma líquida ou em pó, indicados pelo nutricionista na quantidade ideal para cada paciente.
  • Ferro: Mineral necessário para a formação das hemácias (células vermelhas do sangue). Sua deficiência está associada á anemia.Alimentos como carnes, vegetais verdes escuros e feijões são boas  fontes de ferro e devem fazer parte da alimentação  diariamente.Na deficiência deve ser suplementado. Atenção especial à suplementação deve ser dada a mulheres em idade fértil.
  • Vitamina B12: no pós-operatório há uma produção mínima de uma substância chamada fator intrínseco que é necessária para a absorção da vitamina B12, levando à diminuição da sua absorção.  No pós-operatório deve-se fazer uso de aplicação intramuscular de vitamina B12.
  • Ácido fólico: Sua deficiência pode causar anemia megaloblástica.. Alimentos fontes: carnes em geral, vegetais verde escuros e leguminosas- feijões. A suplementação de rotina (polivitaminico)  normalmente é suficiente para cobrir sua necessidade.
  • Vitamina D: é uma vitamina que freqüentemente está deficiente em pacientes obesos. A principal fonte é a produção pelo próprio corpo a partir da exposição aos raios solares. Esta deve ser suplementada de rotina após a cirurgia.
  • Cálcio: Outro nutriente que também é consumido e absorvido em menor quantidade. Encontrado em alimentos como leites e derivados, folhas verdes escuras, gergelim e amaranto. Também necessita de suplementação na maioria dos casos, e nas mulheres deve ser de rotina.
  • Zinco: mineral necessário em diversas funções no organismo e sua deficiência está  relacionado a queda de cabelo e queda da imunidade. Encontrado em carnes, grãos integrais, castanhas e sementes. Nos casos de deficiência deve ser suplementado.

Seqüelas irreparáveis podem ser causadas pelas deficiências nutricionais e devem ser corrigidas com o uso de polivitamínico/mineral de forma preventiva através de medicamentos orais ou injetáveis continuamente. Deve fazer parte do protocolo de atendimento de todos os pacientes submetidos à cirurgia bariátrica.

Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM-UNICAMP e Nutricionista do GCBV.

Referências Bibliográficas:

Aills L, Blankenship J, Buffington C, Furtado M, Parrott J. ASMBS Allied health nutritional guidelines for the surgical weight loss patient. Surg Obes Relat Dis. 2008;4(5 Suppl):S73-108.

Moizé VL, Pi-Sunyer X, Mochari H, Vidal J. Nutritional pyramid for post-gastric bypass patients. Obes Surg. 2010;20(8):1133-41.

Bordalo LA, Mourão DM, Bressan J. Cirurgia Bariátrica : Como e porque suplementar. Rev Assoc Med Bras.2011;57 (1):113-120.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *