Pesquisar no Blog
Obesidade

Recidiva de Peso após a Cirurgia Bariátrica

O termo Recidiva de Peso também conhecido como reganho de peso, preocupa a maioria dos pacientes que se submetem à cirurgia bariátrica. Antes da escolha pela cirurgia, muitos pacientes já passaram por vários tratamentos para perda de peso, mas com resultados não satisfatórios.

Mas será que quem faz a cirurgia bariátrica pode ganhar peso novamente?

A resposta é sim.

Logo após a cirurgia, ocorrem mudanças como a redução do tamanho do estômago, mudanças intestinais e com elas ocorrem alterações na modulação (ação) de alguns hormônios que irão auxiliar na redução do apetite, alterações do paladar com a  redução pela procura à alimentos doces e com elevado teor de gordura. Além disso, no primeiro ano de pós operatório o paciente sente-se motivado com a perda de peso e sua aparência. Mas não se enganem, essas alterações não permanecem iguais para sempre.

Para uma excelente perda de peso e manutenção de peso, é importante aproveitar todos os estímulos produzidos pela cirurgia (citados acima) e fazer mudanças no estilo de vida, ou seja, introduzir novos hábitos alimentares e a prática de exercício físico.

Mas por que devo fazer tantas mudanças?

A resposta é que, após os  primeiros 12 a 18 meses de cirurgia, a perda de peso se estabiliza, o apetite começa a aumentar, o paladar pode retornar às preferências anteriores e esses fatores associados ao retorno de antigos hábitos de alimentação e estilo de vida são os maiores vilões que contribuem para  novamente ocorrer o aumento do peso. E junto com esse aumento de peso, podem retornar as doenças associadas (Diabetes, hipertensão, dentre outras).

Portanto, a recidiva da obesidade é um fato e não mito. Para que você não corra riscos, faça o acompanhamento multidisciplinar com sua equipe. Lembre-se:  A equipe é o seu alicerce que te auxilia com os diferentes profissionais a encontrar novas formas de tornar sua perda de peso saudável sem riscos nutricionais e de recidiva (reganho) de peso.

Célia Beleli- Nutricionista do GCBV e Nutricionista Mestre em Ciências pela Faculdades de Ciências Médicas- UNICAMP.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *