Pesquisar no Blog
Pós-Operatório

Reflexões sobre antigos e novos comportamentos após a Cirurgia Bariátrica

No último sábado 05/10/2019, ocorreu o encontro do mês de Outubro com pacientes participantes do Grupo de Prevenção da Recidiva da Obesidade. O tema trabalhado neste encontro foi “Reflexões sobre Antigos e novos Comportamentos após a Cirurgia Bariátrica’’.

Os psicólogos Mariângela Paolis e Alexandre Ribeiro trabalharam diferentes reflexões sobre este tema. Se adaptar a uma nova realidade em um espaço ou local, onde a única pessoa que mudou é o paciente bariátrico, será um grande desafio que pode influenciar e interferir na qualidade de vida desta pessoa. Foi possível mostrar através de exemplos práticos vivenciados pelos próprios participantes, a importância de reorganizar valores culturais construídos ao longo da vida.

No dia a dia de um paciente bariátrico o mesmo tem que lidar com questões que envolvem dois temas, que são: os cuidadores e o auto monitoramento. Estes temas influenciam de forma direta e indireta na construção de sua autoimagem e resgate da autoestima.

No tema “cuidadores”, é comum o paciente bariátrico se ver envolvido em questões pessoais onde necessita trabalhar o equilíbrio entre sua nova realidade, e o papel dos “cuidadores”; que influenciam algumas vezes de maneira negativa, monitorando aspectos variados de seus comportamentos.

Quanto ao auto monitoramento, esta dimensão envolve outros dois aspectos, que são a auto-observação e autocontrole. É através da auto-observação que o bariátrico examina a si mesmo, seus próprios processos físicos, mentais, sentimentos, comportamentos e também suas motivações. A segunda dimensão do auto Monitoramento é o autocontrole.

Este é o processo pelo qual o indivíduo mantém os comportamentos que ele / ela monitorou para que a construção de novos possam ser alcançados. Foi possível compreender que a busca do equilíbrio entre elementos culturais e suas influências facilita a construção do novo estilo de vida para o bariátrico.

Também ficou claro entre os participantes que sem o auto monitoramento o paciente pode encontrar dificuldades em pensar de forma reflexiva e exibir comportamentos voltados para sua nova realidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *