Pesquisar no Blog
Prevenção

Artigo – Precisamos falar sobre colonoscopia

Estamos no mês de conscientização sobre o câncer colorretal. A campanha Setembro Verde tem como objetivo falar da prevenção de um dos cânceres que mais matam no País. Segundo dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer), estima-se que, em 2020, 41.010 pessoas serão diagnosticadas com câncer colorretal. Este tumor, que atinge homens e mulheres em proporções bem parecidas, causou a morte de 19.603 pessoas em 2018. Ele é o 3º tipo de câncer que mais mata em nosso País.

O câncer colorretal é grave, mas, na maioria das vezes, é prevenível, diferentemente de outros tipos de cânceres. Cerca de 90% dos casos começam com um pólipo, uma pequena lesão (“verruga”) no cólon ou no reto, que, se retirado no início, não se transforma em um tumor. E sabe como o pólipo é retirado? Através da colonoscopia. Sim, um simples exame pode evitar que você desenvolva um câncer colorretal.

Mas, se é possível fazer essa prevenção de uma maneira relativamente simples, por que ainda temos tantos casos em nosso País? Por falta de acesso e de informação. Neste artigo, quero falar sobre a falta de informação, que é um sério problema cultural no Brasil. Muita gente ainda tem vergonha de fazer a colonoscopia, tem medo de sentir dor, sente algum tipo de insegurança.

Apesar de ser um exame invasivo, a colonoscopia é um exame indolor e realizado com o paciente sob sedação anestésica, portanto, ele não vê nada. Para fazê-la, é necessário um preparo que, na maioria das vezes, começa 48 horas antes, com uma alimentação mais leve e com a ingestão de remédios laxativos para que, na hora do exame, o intestino esteja limpo e permita uma boa visualização do órgão.

No dia do exame, o paciente fica deitado de lado e, conforme eu já disse, sedado. Atualmente, para maior segurança dos pacientes, a sedação é feita por um médico anestesiologista, salvo em casos em que não há cobertura do convênio para este profissional. Após a sedação, o médico endoscopista introduz o colonoscópio pelo ânus do paciente. Além de examinar o intestino e o cólon, também é possível fazer a retirada de pólipos, que seguem para um exame anatômico patológico, que vai avaliar se são benignos ou malignos. No final do exame, o paciente é encaminhado para uma sala de recuperação, até que esteja acordado e possa ser liberado.

A colonoscopia deve ser feita por todas as pessoas a partir dos 50 anos de idade. Quem tem caso de câncer colorretal na família deve começar a fazer este exame 10 anos antes da idade que tinha o parente mais jovem quando descobriu a doença, ou seja, se este familiar teve câncer com 45 anos, você deve começar a fazer a colonoscopia aos 35 anos. A periodicidade do exame vai depender dos resultados, por isso, é importante sempre ter acompanhamento médico.
Como regra geral, o câncer colorretal atinge mais as pessoas com idade acima de 65 anos. Mas, na prática, notamos que é cada vez mais comum os casos em jovens e adultos. Isso está ligado aos atuais hábitos de vida e também ao histórico familiar. Por falar em hábitos de vida, eles também ajudam a prevenir o câncer. Portanto, aumente o consumo de fibras, frutas e vegetais frescos, reduza o consumo de gordura, principalmente a animal, evite ingerir álcool e não fume.

Faça a sua parte e entenda que, se o câncer colorretal é prevenível, não faz sentido ainda perdermos tantos brasileiros por causa da doença. Procure seu médico e agende sua colonoscopia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *