Pesquisar no Blog
Obesidade Psicologia

Artigo – O auto controle emocional e suas melhores escolhas

Variados aspectos emocionais podem estar associados a obesidade. Após a cirurgia bariátrica, alterações emocionais podem ocorrer de forma bem particular, uma vez que cada paciente percebe a cirurgia de uma maneira. É também por este motivo que o acompanhamento psicológico após a cirurgia pode contribuir com este paciente na reflexão sobre sua nova experiência em sua vida, em como ele busca a satisfação e lida com seus sofrimentos pessoais. É a partir deste olhar que podemos compreender que não há um único comportamento padrão, na adaptação do pós-operatório.

Retornar a antigos hábitos não é saudável, é garantia de reganho de peso e possivelmente, o desenvolvimento de novas patologias e comorbidades. Os encontros terapêuticos têm como foco levar o paciente a desenvolver certo grau de equilibrio emocional e auto controle, onde o mesmo poderá ter um encontro consigo mesmo e assim, compreender o que é estar ou não estar, no controle de suas próprias escolhas. O não ser seduzido, por diferentes relações que podem interferir na manutenção de peso, é o desafio de todo bariátrico. Estabelecer e alcançar o auto controle são escolhas pessoais e individuais que devem se tornar prioridades, neste novo recomeço que cada paciente, dá a si mesmo. Como todas as escolhas tem consequências, cabe a cada um refletir e procurar fazer seu melhor, para colher bons resultados de sua escolha inicial, a cirurgia bariátrica.

Quando o paciente volta a sua realidade de vida, após a cirurgia; como trabalho, ocupação, produção e consumos variados, estes são expostos a diferentes tipos de sofrimentos característicos de nossa atualidade como compulsões variadas, a hiperatividade, o estresse, o tédio, as depressões…etc. De certa forma, é a partir destas experiências vividas de forma direta ou indiretamente, que o homem tem um encontro consigo mesmo e pode desenvolver-se ao fazer as melhores escolhas.

Atualmente os pacientes bariátricos da Clínica Concon / GCBV podem escolher entre dois formatos de Acompanhamento Psicológico, sendo um Modelo Trimestral e outro Mensal, dividido em 12 encontros, sendo um encontro por mês, denominado Programa Bariátricos Recidiva Zero. Ambos os modelos de acompanhamento são essências, como ferramentas para construção do auto controle, desenvolvimento e manutenção de novos comportamentos.

Dr. Alexandre Ribeiro da Silva Neto  CRP 06/ 125.144

Psicólogo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *