Pesquisar no Blog
Tratamentos

15 perguntas e respostas sobre a Gastroplastia Endoscópica ( Endossutura Gástrica)

Reunimos nesse post as respostas às dúvidas mais frequentes sobre a Gastroplastia Endoscópica, também chamada de Endossutura Gástrica, procedimento de redução de estômago via endoscopia, que a partir de agosto de 2017 começará a ser realizado no Brasil. A equipe da Clínica Concon/ GCBV é uma das 16 equipes no país treinadas para realizar esse procedimento.

Agradecemos a participação de todos que enviaram suas dúvidas.

1- Preciso ter acompanhante no dia do procedimento?

Não precisa de acompanhante no dia, basta um celular para avisarmos que terminou e foi tudo bem. Mas sempre é bom um acompanhante. Recomendamos.

2- Posso voltar dirigindo no dia após procedimento?                       

No dia seguinte do procedimento já pode dirigir, se estiver se sentindo bem

3-Internamente  tem perigo de ficar resto comida parada nas incisões?

Internamente, a comida que entrar no meio dos pontos, será digerida em poucos dias e absorvida.           

4- É um procedimento reversivel ?                      

Não é reversível, é permanente

5- O fio do Overstitch pode vir a soltar ou estourar?                      

O fio pode soltar ou afrouxar. É possível fazer uma sutura no futuro caso isso ocorra

6-A dieta é igual à da Cirurgia Bariátrica?  

A evolução da dieta igual da Bariátrica: Liquida por 1 semana, leve por 1 semana e pastosa por 1 semana. A nutricionista passará todas as orientações detalhadamente nas consultas.

7- Tomarei vitaminas para sempre?                       

Sim, vitaminas para o resto da vida, devido ao emagrecimento

 8- Quanto tempo para resguardo ou afastamento do trabalho?                    

Pode voltar a trabalhar em 2 dias. Esforços físicos ou academia depois de 15 dias

 9- Estou com h. pylori. Preciso tratar antes?                       

Se tiver gastrite ou h pylori tem q tratar antes. Mas não precisa de outra endoscopia pra ter certeza que sarou da gastrite e eliminou a bactéria.

 10- Após procedimento, quantos dias depois posso viajar avião?

Avião,  depois de 48 hs, se estiver bem. Ideal depois de 7 dias.

 11-Qual o tipo de anestesia é usada?

Esse procedimento é realizado em centro cirúrgico, com anestesia geral

 12- Quem fez a técnica Foby Capela e teve reganho de mais de 25 kg pode fazer?

Pode fazer uma costura ( sutura) da anastomose ( Emenda do estômago pequeno ao Jejuno) com esse mesmo aparelho ( Overstitch) aumentando a saciedade e voltando a emagrecer.

 13- Gostaria de saber acima de quantos kilos pode fazer a Gastroplastia Endoscópica

Dependerá do IMC, não apenas do Peso

 14- Quem tem insulina alta pode fazer o procedimento?

Pode fazer, mas talvez seja mais indicada a cirurgia pela técnica Bypass

 15- Qual a porcentagem da perda de peso com essa técnica

20% do peso inicial em 2 anos

31 respostas para “15 perguntas e respostas sobre a Gastroplastia Endoscópica ( Endossutura Gástrica)”

  1. Olá , meu IMC é de 56, porém não tenho comorbidades ainda, estou na fila para o bypass gastrico e na verdade tenho muito medo dessa cirurgia. Será que posso fazer essa gastroplastia endoscópica?

    • Olá, Vera, bom dia. O primeiro passo é agendar uma consulta para avaliação. Para agendar a consulta e saber detalhes sobre o procedimento e valores, pode entrar em contato com nossa equipe pelo telefone 19 38691222 ou email contato@clinicaconcon.com.br . Obrigada, Equipe GCBV / Clinica Concon

  2. Passa muito mal igual ao balão?
    Esse procedimento tira à vontade de comer que nem a bariátrica?
    Não quero ficar comendo em Pires, sei que vai diminuir, mas não gostaria de perder o prazer de comer, mas claro que com uma porção menor!

  3. eu fiquei confusa pois em uma reportagem dizia que a vantagem maior era que nao iria ter problemas com absorção de vitaminas e nutrientes como a bariátrica convencional e que sim era reversível em ate um determinado período

    • Bom dia, Tania
      A rotina e hábitos do paciente são muito importantes no período pós-operatório para evitar o reganho de peso.
      Segundo a literatura, de 20% a 30% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica têm um certo reganho de peso. “Fizemos um levantamento com pacientes do GCBV (Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos) e a incidência de reganho de peso foi de 16%. Muitos fatores contribuem para isso, como falta de atividade física, ingestão de alimentos muito calóricos e ingestão de grandes quantidades de alimentos, neste caso, possível em pacientes que tiveram um alargamento da anastomose gastrojejunal”, comenta o cirurgião Dr Admar Concon Filho.

  4. OUVI DIZER QUE ESSE PROCEDIMENTO NÃO É DEFINITIVO, OU SEJA, DEPOIS DE 2 ANOS OS PONTOS SÃO ABSORVIDOS PELO ORGANISMO E O ESTOMAGO PODE VOLTAR AO TAMANHO NORMAL. ESSA INFORMAÇÃO É VERDADEIRA?

  5. Olá
    Tenho 2 perguntas:

    1. Gastroplastia endoscópica já está sendo feita pelo plano de saúde?
    2. O excesso de pele, fica igual acontece na bariátrica?

    • Olá, Eva.
      Na Gastroplastia Endoscópica, como o emagrecimento é menor, o excesso de pele também é menor.
      Até o momento esse procedimento está sendo realizado pelo modo particular. Caso tenha interesse em obter mais informações, estamos à disposição pelo telefone 19 38691222.

    • Bom dia, Neide. Sabemos como esse é um grande desafio. Por isso, estamos à disposição, para auxiliá-la nesse processo. Contamos com uma equipe multiprofissional especializada no tratamento da obesidade. Para saber mais sobre os tratamentos realizados por nossa equipe, pode visitar o site: https://www.clinicaconcon.com.br/tratamentos e também entrar em contato conosco pelo telefone: (19) 3869-1222 | (19) 99773-7039 ( Whatsapp) . Conte conosco!

    • Olá, Neide. Nossa equipe trabalha com diversos tratamentos de obesidade e o médico poderá avaliar qual o mais indicado para seu caso. Para saber mais, pode visitar nosso site e também entrar em contato conosco pelo telefone (19) 3869-1222 | (19) 99773-7039 ( Whatsapp)

  6. Tenho 1,83, peso 120kgs, IMC 35, o médico pode se recusar a fazer o procedimento? Pois um médico mesmo sabendo o meu IMC disse que eu sou alto e que não aparentou, mas só eu sei como isso afeta minha vida, quero muito fazer, mas o medo de me falarem isso novamente me faz ter receio, não quero passar o resto da .unha vida infeliz por ser gordo

    • Olá, Italo. Ideal é agendar uma consulta com o médico, ele poderá verificar as orientações para seu caso, como a existência de doenças associadas à obesidade. (Quando o paciente possui IMC acima de 35 com presença de doenças associadas, a Cirurgia também pode ser indicada.), Caso tenha interesse em saber
      a orientação de nossa equipe para seu caso, pode entrar em contato conosco pelo telefone: 19 3869-1222 ou whatsapp 19 99775-2562 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *