Pesquisar no Blog
Tratamentos

A alimentação no processo de utilização do balão intragástrico

Continuando nossa série de posts sobre o “Balão Intragástrico”, falaremos sobre a alimentação no processo de colocação do balão .

O balão intragástrico é um dispositivo que quando inserido no estômago proporciona a  sensação de saciedade, pois ele diminui a  capacidade  gástrica. Também diminui a produção do hormônio grelina, conhecido como o hormônio da fome e através desses dois fatores limita o consumo de alimentos, levando assim a um emagrecimento. Ele é uma bolsa esférica, lisa de silicone macio que é preenchido com 500 a 700 ml de líquido após ser inserido no estômago. Esse processo é realizado por endoscopia, portanto não é um procedimento cirúrgico.

Ele pode proporcionar uma perda de peso de até 20%, desde que os pacientes sejam inseridos em um programa de reeducação alimentar e prática de atividade física, que irão potencializar os resultados com a utilização do balão intragástrico. Antes da colocação do balão é importante que o paciente siga uma dieta leve por 2 dias, excluindo alimentos ricos em gorduras e açúcares, além de excluir o consumo de refrigerantes e bebida alcoólica.

Após o procedimento da colocação do balão é indicada uma alimentação liquida por cerca de sete dias, que tem como finalidade diminuir o trabalho digestivo e prevenir algum desconforto gástrico dos primeiros dias pela presença do balão.

A partir daí a alimentação evolui para pastosa, branda com introdução de vegetais cozidos, carnes em preparações macias e finalmente a alimentação passa a ser de consistência normal com 15 dias da colocação do balão. É nesta fase que se inicia o trabalho de reeducação alimentar.

Todas as fases da alimentação devem ser orientadas por nutricionista, para, além da adaptação da consistência, levar em consideração as características individuais.  É importante que durante todo o processo da utilização do balão, o paciente faça retornos regulares ao nutricionista, além de acompanhar com outros profissionais da equipe multidisciplinar.

O objetivo desse acompanhamento visa a orientação nutricional associado a análise da composição corporal, mensurando a real perda de gordura corporal e proporcionando subsídios para garantir um equilíbrio nutricional levando a uma perda de peso sustentável.

Célia Beleli – Nutricionista Mestre pela FCM- Unicamp, Especialista em Obesidade e Emagrecimento – CRN3.1501

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *