Pesquisar no Blog
Tratamentos

Bypass e Sleeve, quais as diferenças?

A Cirurgia Bariátrica possui uma longa história de evolução nas técnicas, fruto de muitos estudos. Porém, as mais utilizadas atualmente em todo o mundo são as técnicas Bypass Gástrico (Gastroplastia com desvio intestinal em Y de Roux) e mais recentemente a técnica Sleeve vem aos poucos ganhando espaço e sendo a primeira escolha dos cirurgiões em muitos países

Cada uma possui uma especificidade, como vamos detalhar a seguir e a escolha de uma técnica ou outra é recomendada pelo próprio cirurgião, quem definirá a melhor indicação de acordo com cada caso.

Técnica Bypass Gástrico

Bypass gástrico (Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”)

Estudado desde a década de 60, o Bypass Gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. O paciente submetido à cirurgia perde de 40% a 45% do peso inicial.

Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.

Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.

Essa técnica é mais indicada para os pacientes que possuem doenças associadas, como o diabetes grave, por exemplo. As alterações no metabolismo derivadas dessa técnica favorecem a remissão do diabetes tipo 2.

Técnica Sleeve – Gastrectomia Vertical

Gastrectomia vertical (Sleeve Gastrectomy) – Restritiva

A Gastrectomia vertical ( Sleeve) também é uma técnica da Cirurgia Bariátrica que vem sendo realizada cada vez mais no mundo todo. Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml). Essa intervenção provoca boa perda de peso, comparável à do Bypass Gástrico.

É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides).

Estudos realizados e apresentados recentemente em Congressos Internacionais e Nacionais de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, mostram que a Gastrectomia Vertical (Sleeve) apresenta, além da perda de peso similar à do Bypass Gástrico, também um índice menor de complicações pós-operatórias. Nessa cirurgia, o intestino é mantido intacto e os nutrientes são absorvidos normalmente, não comprometendo a absorção da maioria das vitaminas e sais minerais.

Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica em nosso site: www.clinicaconcon.com.br e em caso de dúvidas, converse com o seu médico.

4 respostas para “Bypass e Sleeve, quais as diferenças?”

    • Olá, Sandra. Bom dia. Se for diabetes leve, de pouco tempo, que necessita de apenas uma medicação de comprimido por dia, o emagrecimento de 30% do peso inicial já melhora diabetes. Qualquer dúvida, pode entrar em contato conosco pelo telefone 19 38691222

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *