Pesquisar no Blog
Tratamentos

Cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica – Quando fazer?

Após a realização da Cirurgia Bariátrica, alguns pacientes demonstram interesse em realizar a cirurgia plástica. Mas como saber qual o momento certo de tomar essa decisão?

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, estabelece alguns critérios para que a cirurgia plástica seja realizada. Confira essa e outras respostas  às principais dúvidas sobre esse tema:

Quando se deve fazer as cirurgias plásticas após a cirurgia bariátrica?

As cirurgias plásticas devem ser feitas quando o objetivo da perda de peso estipulada pelo seu cirurgião bariátrico for atingido ou quando ocorreu a estabilização do peso. Ainda assim, o cirurgião plástico deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30; acima de 30, somente se houverem razões fortes.

A estabilização do peso ocorre geralmente entre 01 e 02 anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudicam em muito a sua locomoção.

Quais as cirurgias plásticas mais realizadas após o emagrecimento acentuado?

  • Mamas
  • Abdome
  • Braços
  • Coxas
  • Face

Qual é a melhor ordem a ser seguida?

Para a maioria dos cirurgiões plásticos que esta habituada a fazer esse tipo de cirurgia plástica, o abdome deve ser a primeira cirurgia. A seguir, mamas, braços, coxas e face. As vezes a ordem pode ser mudada de acordo com a vontade do paciente, desde que não contrarie frontalmente a lógica.

Podem ser realizadas mais de 01 cirurgia por vez?

As cirurgias associadas (por ex: mamas + abdome ou braços + coxas, etc.) devem ser feitas por um cirurgião muito experiente e, mesmo assim, não é regra geral, ele poderá optar por cirurgias isoladas para maior segurança.

Qual o risco da cirurgia plástica após a cirurgia bariátrica?

O risco de complicação grave é mínimo, pois os pacientes estão muito bem preparados (já vêm bem preparados pela equipe multidisciplinar ligada a cirurgia bariátrica), e os cuidados com o pré operatório imediato e intra-operatório se somam para dar segurança à cirurgia plástica. A anestesia feita por profissionais competentes habituados a atuar nas gastroplastias, os aparelhos modernos e drogas de última geração, nos dão a certeza de que devemos nos preocupar apenas com a cirurgia, sendo nossa dedicação muito maior naquilo que mais nos interessa.

Como é o pós-operatório?

Para cada problema e resolução cirúrgica, um determinado pós-operatório. De uma maneira geral a primeira semana é a mais importante, pois poderemos evitar hemorragias, infecções, necroses e edemas, simplesmente com um repouso relativo e curativos adequados. Alguns cirurgiões não fazem uso de drenos, outros usam pequenos drenos (penrose) que são retirados 24 a 48 horas após a cirurgia, e ainda existem cirurgiões plásticos que preferem deixar drenos por 07 a 10 dias, principalmente após abdominoplastias. Após a primeira semana tudo é mais fácil, mesmo assim o repouso ainda é importante para evitar a formação de seroma abundante (liquido formado por extravasamento linfático e tecido gorduroso liquefeito). O seroma detectado deve ser puncionado e assim não acarretara problemas. Após 01 mês há a liberação para caminhadas, dirigir, trabalhar (depende do trabalho), para alguns exercícios físicos e até para relações sexuais desde que sejam bem orientados. Até os 03 meses recomendamos o uso de cintas e faixas pois o alargamento de cicatrizes ainda pode ocorrer.

Protetores solares de 50 para cima devem ser utilizados sob os biquínis, sungas, camisetas, até o clareamento das cicatrizes que ocorre geralmente por volta dos 06 meses.

Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *