Pesquisar no Blog
Tratamentos

Coagulação com Plasma de Argônio-Para quem é indicada ?

Coagulação com Plasma de Argônio é uma cauterização endoscópica que pode ser utilizada em pacientes já submetidos à Cirurgia Bariátrica, pela técnica da Gastroplastia Redutora com reconstrução em Y de “Roux” aberta ou por videolaparoscopia (Cirurgia de “Capella”, Cirurgia de “Fobi-Capella”, “Bypass” Gastrointestinal) com ou sem anel.

Tem, como finalidade, o estreitamento (diminuição do diâmetro) da anastomose gastrojejunal (emenda entre o pequeno novo estômago ao intestino delgado – jejuno) realizada na Cirurgia Bariátrica, para criar uma contenção, uma restrição ao esvaziamento gástrico, dando uma sensação de saciedade precoce, com diminuição da ingesta alimentar e, consequentemente, redução do peso.

Indicações:

  • Em pacientes que tiveram um emagrecimento insuficiente após a cirurgia bariátrica, ou emagreceram e depois tiveram um reganho de peso (aumentaram 10% do peso mínimo atingido). Com, no mínimo, dois anos após a cirurgia bariátrica.

Reganho de Peso

Na literatura, de 20 a 30% dos pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica têm um certo reganho de peso (voltaram a engordar parcialmente). Nos nossos pacientes, em um levantamento realizado pelo GCBV (Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos), a incidência de Reganho de Peso está em 16% dos casos.

Dentre as causas do reganho de peso estão a falta de atividade física, ingesta de alimentos hiper-calóricos e a ingesta de grandes quantidades de alimentos (possível em pacientes que tiveram dilatação – alargamento da anastomose gastrojejunal).

Sobre a Coagulação com Plasma de Argônio:
O objetivo da Coagulação com Plasma de Argônio é provocar um estreitamento nesta anastomose gastrojejunal em pacientes onde ela está alargada, que não tenham o anel ou o anel não está fazendo efeito de contenção – anel alargado.

Este procedimento foi liberado pela ANVISA (mas ainda não é coberto pelos convênios), tem baixos índices de complicações e é realizado a nível ambulatorial, pelo Endoscopista e com a presença de um Anestesiologista. É realizado sob sedação anestésica, e não sob anestesia geral. 

Confira outras observações sobre esse procedimento: 

  • Em média, são realizados 3 sessões de Argônio, com intervalo de 1 a 2 meses entre as sessões. Alguns pacientes necessitam de mais sessões. É aconselhável uma endoscopia de controle após 6 meses da última aplicação do Argônio.
  • O paciente deverá passar em consulta com o Cirurgião e a Nutricionista, antes de programar a primeira sessão do Argônio, trazendo sua última endoscopia realizada. O preparo é semelhante ao de uma Endoscopia Digestiva Alta – jejum de 8 horas.
  • Após a aplicação do Argônio, deverá ficar 1 semana com dieta líquida e 1 semana com dieta pastosa. O objetivo dessa dieta é evitar um sangramento no local da aplicação do Argônio e permitir uma boa cicatrização. Depois de 15 dias, alimentação normal.
  • Não há garantias de resultados, como em qualquer tratamento médico-cirúrgico. Depende muito da colaboração do paciente, em relação à dieta e atividade física.
  • Em média, pela literatura, temos perda de até 20 a 30% do peso inicial ao tratamento com Argônio. Ou perda de 50 % do excesso de peso atual. Ou perda de 70% do peso reganhado. Raramente (menos de 5%) poderá ocorrer um estreitamento intenso, com estenose intensa da anastomose, necessitando uma dilatação endoscópica para reabertura do canal.
  • Como o procedimento é recente, pode ser que no futuro, novas sessões de Argônio sejam novamente necessárias.

Em caso de dúvidas ou outras informações, entre em contato conosco pelo telefone 19 38691222.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *