Pesquisar no Blog
Tratamentos

Coloquei o Balão Intragástrico . E agora?

Como já apresentado no post anterior, o  Balão Intragástrico é um dispositivo de silicone inserido no estômago por endoscopia e preenchido com 400 a 700 ml de soro e azul de metileno. Trata-se de um procedimento menos invasivo e não cirúrgico, desenvolvido para proporcionar uma sensação de saciedade precoce. O uso do Balão reduz a ingestão de alimentos e facilita a mudança de hábitos e estilo de vida em seis meses, período máximo de permanência do dispositivo no estômago.
Associado à uma alimentação balanceada, práticas esportivas regulares e apoio psicológico, o Balão Intragástrico é um eficiente aliado no tratamento da Obesidade.

Após a retirada do balão, se o paciente não mudou seu comportamento alimentar e estilo de vida, voltando a se alimentar como antes, a chance de retornar ao peso inicial ou superior existe. Mesmo que o paciente alcance a meta da perda de peso, não significa que ele estabilize este peso para sempre.

Existem estudos que mostram que 30% dos pacientes que colocaram o Balão tiveram reganho de peso.

Então como fazer para manter-se entre os 70%?

Aproveitar a oportunidade de adaptação de novos hábitos durante os 6 meses do tratamento. Dessa forma, assim que retirado o Balão, o paciente já terá reestruturado seus hábitos e terá condições de mantê-los. Esse é a principal recomendação: a mudança de comportamento, por meio de uma conscientização, a prática de uma atividade física regular e alimentação saudável em busca de uma qualidade de vida e saúde.


Orientações PÓS-colocação do Balão Intragástrico:

  • Seguir rigorosamente as recomendações da Nutricionista
  • Evitar esforços físicos na primeira semana.
  • Caminhadas leves, de curta distância poderão ser feitas a partir do 2o dia.
  • Tomar ao menos 2 litros de água diariamente, ingerindo 20 ml de líquido de 5 em 5 minutos, enquanto estiver acordado.
  • Alimente-se sempre em pequenos goles e lentamente, evitando engasgos ou vômitos.
  • Para onde você for, leve sempre uma garrafa com líquido.

ACOMPANHAMENTO NUTRICIONAL

O nutricionista é parte da receita para um bom resultado. Além de proporcionar mais qualidade em suas refeições equilibrando e controlando a ingestão dos alimentos durante cada refeição, o acompanhamento do nutricionista auxilia os pacientes a desenvolverem bons hábitos alimentares, importantes para manter o peso após a retirada do Balão.

ATIVIDADE FISICA

Quando combinado com outras mudanças no estilo de vida, o exercício é importante para a redução geral do peso corporal e da manutenção subsequente da perda de peso após a remoção do Balão Intragástrico.

ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO

É essencial que o paciente conscientize-se das mudanças que enfrentará após a colocação e retirada do Balão. Nesse sentido, o acompanhamento psicológico é uma parte importante e a avaliação pré-procedimento é imprescindível, o que contribuirá para o sucesso do tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *