Pesquisar no Blog
Tratamentos

Como é a preparação para a Cirurgia Bariátrica?

Assim que confirmada a indicação de cirurgia bariátrica, o paciente conta com a equipe multidisciplinar para orientá-lo em todos os próximos passos do tratamento.

O pré-operatório começa com a realização de uma série de exames, como endoscopia digestiva, ultrassom abdominal e exames laboratoriais, além de passar em consulta de avaliação com os profissionais da equipe: endocrinologista, cirurgião, nutricionista, cardiologista, psiquiatra, psicólogo, fonoaudióloga, vascular e anestesista.

Cada profissional irá orientar sobre o que o paciente deverá fazer pelas próximas semanas, até a realização da cirurgia. O nutricionista, por exemplo, já orientará sobre a dieta pré-operatória, o fonoaudióloga, a importância de uma boa mastigação, o fisioterapeuta, ensinará exercícios respiratórios e também motores, o psicólogo ajudará o paciente a entender mais sobre os aspectos psicológicos que envolvem o tratamento e a enfermagem passará uma série de orientações para o pré e pós operatório.

Além disso, é fundamental que o paciente participe de no mínimo duas reuniões pré-operatórias para cirurgia bariátrica, realizadas mensalmente com a equipe multidisciplinar ( CirurgiãO, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, psicóloga). Durante a reunião, os profissionais explicarão sobre a cirurgia bariátrica em si e sobre os períodos pré e pós operatórios. Essa é uma excelente oportunidade para o paciente conhecer mais sobre a cirurgia e sanar todas suas dúvidas diretamente com a equipe.  É recomendado que o paciente compareça às reuniões com um acompanhante.

A preparação para a Cirurgia Bariátrica vai muito além da rotina de consultas e exames, ela envolve principalmente a conscientização do paciente dos novos hábitos que estarão por vir e da importância de seu total comprometimento para o sucesso do tratamento.

Aproveite esse período para já rever como melhorar sua rotina, preparando-se tanto física como emocionalmente para essa nova fase. Conte desde já com o apoio de familiares e amigos e procure tirar todas suas dúvidas com os profissionais da equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *