Pesquisar no Blog
Tratamentos

Conheça mais sobre a doença “Esôfago de Barret”: Sintomas, diagnóstico e tratamento

O Esôfago de Barrett é uma doença que atinge cerca de 10% dos pacientes que convivem com refluxo gastroesofágico por muitos anos. Ele caracteriza-se pela mudança nas células do esôfago e é considerado pré-maligno, ou seja, pode causar câncer. Segundo a literatura, 1 entre cada 1200 pacientes com Esôfago de Barrett evolui para câncer.

Sintomas
Não há sintomas específicos do Esôfago de Barrett, o que faz o paciente procurar o médico são os sintomas do refluxo gastroesofágico, que costumam ser azia, arroto, indigestão, náusea, boca amarga, tosse crônica após alimentação e aumento de gases. sintomas do refluxo gastroesofágico, que costumam ser azia, arroto, indigestão, náusea, boca amarga, tosse crônica após alimentação e aumento de gases.

Diagnóstico
O diagnóstico é realizado por endoscopia e biópsia e posterior exame anátomo-patológico.

Tratamento
Não há um tratamento específico com medicamentos para o Esôfago de Barrett. Já nos casos mais avançados, é realizada uma cirurgia. Agora, um novo tratamento, feito através de endoscopia pode ajudar as pessoas com Esôfago de Barrett a tratarem a doença. Chamado Barrx, ele realiza a ablação do Esôfago de Barrett através de radiofrequência para retirada das células doentes. Dessa forma, o órgão retorna à sua condição normal, melhorando a qualidade de vida do paciente, com um procedimento menos invasivo.

Para prevenir ou diagnosticar precocemente a doença do Esôfago de Barret, mantenha sempre seu check-up médico em dia e caso sinta alguns dos sintomas  , procure um médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *