Pesquisar no Blog
Tratamentos

Dúvidas Frequentes sobre o Balão Intragástrico

Elencamos abaixo, as dúvidas mais frequentes sobre o uso do balão intragástrico, um procedimento endoscópico também utilizado para o tratamento da obesidade. Confira:

Como é colocado o balão?

Ao contrário dos outros procedimentos para a obesidade que são cirúrgicos, o balão é colocado através da endoscopia digestiva alta (Método não cirúrgico). É um procedimento ambulatorial no qual o paciente recebe uma leve sedação.
É realizada uma endoscopia digestiva para acompanhar o posicionamento do balão dentro do estômago, bem como o seu preenchimento. O balão é preenchido com soro fisiológico misturado à um corante azul chamado azul de metileno para, no caso do seu rompimento, detectar imediatamente através da urina que terá sua cor alterada para um tom azulado.

Quem é candidato a colocar o Balão Intragástrico?

Pacientes obesos com IMC maiores que 27 e que não respondem a tratamento clínico e/ou dietético convencional por mais de três anos;
Pacientes com comorbidades advindas ou acentuadas pela obesidade e que não obtêm resultado satisfatório apenas com o tratamento clínico;
Pacientes obesos com IMC maior que 35 que não apresentam condições de serem submetidos à cirurgia de obesidade por contra-indicação médica;
Pacientes que não podem ou não querem fazer uso de medicamentos para a redução de peso.

Quais os riscos de colocar o balão?

Uma boa avaliação médica, bem como de toda equipe multidisciplinar miniminizam os riscos da colocação e retirada do balão intragástrico, que se equivale a um exame rotineiro de endoscopia.

Vou sentir alguma coisa depois?

É comum o paciente passar por um período de adaptação. Nos primeiros dias após a colocação do balão intragástrico, é comum apresentar náusea, vômitos, dor abdominal e a sensação de “peso no estômago”, que causam desconforto ao paciente. Todos estes sintomas são minimizados com a prescrição medicamentosa fornecida logo após o procedimento de colocação do balão e normalmente cessa nos primeiros 07 dias. Neste período inicial de 07 dias recomenda-se ao paciente fazer uso de dieta líquida restrita.

Mas quanto tempo vou ficar com o balão?

A garantia do balão é de 06 meses

E para retirar o balão?

A retirada do balão é realizada através de endoscopia onde o balão é esvaziado no interior do estômago e retirado com instrumentos especiais através do esôfago, ou seja, o caminho inverso ao da colocação. Após, é recomendado ao paciente manter o acompanhamento com a equipe multidisciplinar para a manutenção do peso.

 

Procedimento de colocação do Balão Intragástrico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *