Pesquisar no Blog
Tratamentos

Novidade: Pacientes do GCBV contam com dermatologista especializado em queda de cabelo pós bariátrica

Pacientes do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos contam agora com mais um profissional na equipe para contribuir para o sucesso de seu tratamento: Dr Vinícius Novaes, dermatologista, tricologista – dermatologista que trabalha com a queda de cabelo e atua ajudando o cabelo nascer novamente ou evitando ter a queda.

Segundo ele, 66% das pessoas que realizam cirurgia bariátrica ou passam por uma dieta muito restritiva, que perde peso rapidamente  pode ter queda de cabelo. É um efeito colateral do processo de emagrecimento rápido, em que o  organismo entende que precisa guardar energia para os órgãos vitais.

Uma parte dos pacientes conseguem recuperar com o tratamento nutricional, outros, desenvolvem um gatilho para uma doença chamada alopecia androgenética, que está ligada ao gene e é a causa da calvície. O paciente, que  já teria no futuro, predisposição genética à queda de cabelo, e a perda de peso apenas antecipou esse fato. Para prevenir e tratar a queda, existem atualmente, além do tratamento nutricional,  vários pilares de tratamentos dermatológicos, específicos para a queda de cabelo.

Prevenção e tratamento

A prevenção da queda pode ser realizada com uma avaliação do dermatologista especializado antes da cirurgia, onde será possível detectar se o paciente terá predisposição genética à queda e já iniciar um tratamento preventivo antes mesmo da cirurgia.

Caso o paciente perceba a queda após a cirurgia, é recomendado que ele procure um especialista  até 3 meses no máximo após o início da queda, evitando o fechamento dos folículos, o que dificulta o tratamento clínico da queda, sendo em alguns casos depois, resolvidos apenas com cirurgia, o implante.

A queda capilar androgenética (calvície genética) pode ter solução ou controle, se diagnosticada precocemente. Quando o médico especialista em cabelo avaliar os folículos (“buraquinhos” onde nascem os fios) e estes estiverem abertos, é possível estimulá-los através de procedimentos médicos. Com isso, os procedimentos cessam a queda e estimulam o nascimento de novos fios, de forma natural e sem implantes cirúrgicos.

Os pacientes do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos podem realizar uma avaliação gratuita com o especialista. Para saber mais informações ou agendar a avaliação, basta entrar em contato pelo telefone 19 38691222.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *