Pesquisar no Blog
Tratamentos

Para quem é indicado o Balão Intragástrico?

O Balão Intragástrico é um dos recursos que pode ser utilizado para o tratamento da Obesidade.

A colocação do balão não é um procedimento cirúrgico e sim, endoscópico, em que é colocado em torno de 600 ml de soro (400 a 700 ml), o que gera ao paciente uma sensação de “estômago cheio”, uma sensação de saciedade precoce. Após 6 a 8 meses, o balão é retirado, também por endoscopia.

O Balão Intragástrico possui indicações específicas:

  • Para pacientes com índice de massa corpórea ( IMC) acima de 27
  • Para pacientes que não possuem indicação para a cirurgia, com IMC de 27 a 35 e não possui nenhuma comorbidade (doença provocada pela obesidade), porém já tentou tratamento conservador e não obteve sucesso.
  • Para pacientes que possuem indicação plena para a Cirurgia Bariátrica, mas é resistente e prefere  tentar outra alternativa antes do procedimento cirúrgico.

Uma outra indicação é para aquele paciente que apresenta uma obesidade super mórbida (super obeso), com IMC acima de 50 e precisa de um tratamento cirúrgico. Nesse caso é indicado  o recurso do balão para obter um pré-emagrecimento em torno de 10 a 20 % do peso inicial do paciente, o que aumenta a segurança e sucesso da cirurgia.

Antes da colocação, o paciente realizará exames laboratoriais, comuns ao tratamento de obesidade, para avaliação de seu estado geral de saúde. Também é realizada uma endoscopia para verificar a existência ou não de lesões, como  por exemplo, úlcera gástrica ou hérnia de hiato, que contraindiquem a colocação do Balão.

Após a colocação, o paciente pode retomar às atividades cotidianas, nos próximos dias.

É importante que o paciente esteja preparado para essa mudança de comportamento e hábitos alimentares e é fundamental estar consciente que só  a colocação do Balão não é suficiente, ele precisa aderir a uma alimentação saudável e a uma atividade física regular.

Por isso é fundamental ressaltar a importância do acompanhamento, pelos próximos 6 meses, com a equipe multidisciplinar, que envolve o  cirurgião /endoscopista, endocrinologista, psicóloga e nutricionista,

Conheça como é realizado o procedimento de colocação e retirada do Balão Intragástrico assistindo a animação abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *