Pesquisar no Blog
Tratamentos

Quais são os tipos de Cirurgia Bariátrica?

As técnicas utilizadas na Cirurgia Bariátrica evoluíram ao longo dos anos, fruto de muitos estudos. Além das técnicas em si, a cirurgia laparoscópica foi um dos grandes avanços, permitindo ao paciente uma recuperação muito mais rápida, por ser minimamente invasiva.

TIPOS

Existem três procedimentos básicos da cirurgia bariátrica e metabólica:

Restritivos – que diminuem a quantidade de alimentos que o estômago é capaz de comportar.

Disabsortivos – que reduzem a capacidade de absorção do intestino.

Técnicas mistas – com pequeno grau de restrição e desvio curto do intestino com discreta má absorção de alimentos.

Atualmente as técnicas mais realizadas são a Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux” ( Bypass Gástrico) e a Gastrectomia Vertical (Sleeve Gastrectomy) .

Cada uma possui suas indicações e especificidades, porém vamos detalhar as duas técnicas utilizadas pelos cirurgiões no Brasil e no mundo e também pela equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos:

Estudado desde a década de 60, o Bypass Gástrico é a técnica bariátrica mais praticada no Brasil, correspondendo a 75% das cirurgias realizadas, devido a sua segurança e, principalmente, sua eficácia. Nos Estados Unidos e na Europa, a Sleeve Gastrectomia já ultrapassou o Bypass em Número de cirurgias nos últimos anos. O paciente submetido à cirurgia do Bypass perde de 35 a 40% do peso inicial.Bypass gástrico (Gastroplastia com desvio intestinal em “Y de Roux”) – Mista

Nesse procedimento misto, é feito o grampeamento de parte do estômago, que reduz o espaço para o alimento, e um desvio do intestino inicial, que promove o aumento de hormônios que dão saciedade e diminuem a fome. Essa somatória entre menor ingestão de alimentos e aumento da saciedade é o que leva ao emagrecimento, além de controlar o diabetes e outras doenças, como a hipertensão arterial.

Uma curiosidade: a costura do intestino que foi desviado fica com formato parecido com a letra Y, daí a origem do nome. Roux é o sobrenome do cirurgião que criou a técnica.

Essa intervenção provoca boa perda de peso, comparável à do Bypass Gástrico. Nesse procedimento, o estômago é transformado em um tubo, com capacidade de 80 a 100 mililitros (ml).

É um procedimento relativamente novo, praticado desde o início dos anos 2000. Tem boa eficácia sobre o controle da hipertensão e de doenças dos lípides (colesterol e triglicérides).

Estudos realizados e apresentados recentemente em Congressos Internacionais e Nacionais de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, mostram que a Gastrectomia Vertical (Sleeve) apresenta, além da perda de peso similar à do Bypass Gástrico, também um índice menor de complicações pós-operatórias. Nessa cirurgia, o intestino é mantido intacto e os nutrientes são absorvidos normalmente, não comprometendo a absorção da maioria das vitaminas e sais minerais.

Dessa forma, a equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos, sempre empenhada em proporcionar a seus pacientes o que há de melhor e mais moderno para o tratamento da obesidade, optou por utilizar a técnica de Gastrectomia Vertical (Sleeve) nos casos em que ela pode ser indicada.

4 respostas para “Quais são os tipos de Cirurgia Bariátrica?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *