Pesquisar no Blog
Tratamentos

Quem pode realizar a Cirurgia Bariátrica?

A cada ano, aumenta o número de cirurgias bariátricas realizadas em todo o mundo, um reflexo do aumento de casos de obesidade. O Brasil é considerado o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas, sendo 100 mil em 2016. As mulheres representam a maioria dos pacientes

O Tratamento Cirúrgico da Obesidade (Cirurgia Bariátrica) deve ser considerado nos casos em que o paciente permanece com IMC superior a 40 após 2 anos de tratamento clínico, incluindo dietas, medicamentos, atividade física, porém, sem sucesso

A Cirurgia Bariátrica possui indicações bem definidas, e, independente da técnica utilizada, ela é indicada nas seguintes situações:

  • Persistência por vários anos ( acima de 2 anos ) de excesso de peso de pelo menos 45 Kg, ou índice de massa corpórea (IMC) acima de 40 Kg/m².
  • IMC entre 35 e 40 kg/ m2 na presença de morbidades devido à obesidade ou por ela agravada : apnéia do sono, dificuldade de locomoção, diabetes, hipertensão arterial e hiperlipemias.
  • Fracasso de métodos conservadores de emagrecimento bem conduzidos.
  • Ausência de causas endócrinas de obesidade : hipopituitarismo ou Síndrome de Cushing.
  • Avaliação psicológica favorável para suportar transformações radicais de comportamento impostas pela operação.

Em relação à idade:

  • Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por cirurgião e equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.
  • Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.
  • Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.
  • Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

A cirurgia bariátrica, quando bem indicada, traz aos pacientes inúmeros  benefícios além da perda de peso, como a  remissão de doenças associadas como o diabetes e hipertensão, diminuição do risco de mortalidade, aumento da longevidade e melhoria na qualidade de vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *