Muitas pessoas acreditam que a cirurgia bariátrica é indicada apenas a pessoas muito obesas. Na verdade, o peso do paciente, utilizado para calcular o IMC ( Índice de Massa Corpórea), é apenas um dos critérios de indicação para a cirurgia,
Hoje em dia, leva-se muito em conta também a saúde do paciente. Uma vez que a obesidade, se não tratada inicialmente, pode levar a comorbidades e complicações cada vez maiores, o que compromete a qualidade de vida atual e principalmente futura do paciente.
Por isso, pacientes com IMC acima de 35 Kg/m2² mas com doenças associadas como hipertensão arterial, diabetes, colesterol elevado, doenças articulares , respiratórias , gordura no fígado ( esteatose hepática), por exemplo já podem ser indicados à cirurgia bariátrica e beneficiados por ela.
A cirurgia bariátrica tem esse objetivo – melhorar a qualidade de vida do paciente,, uma vez que também colabora para que o paciente deixe de ter as doenças associadas à obesidade, apresentando uma expectativa de vida muito maior.
Porém, após a realização da cirurgia é necessário atenção, dedicação e comprometimento do paciente nas novas rotinas e hábitos, entendendo a importância de viver esse novo estilo de vida, pois caso contrário, o paciente pode voltar a recuperar parte do peso eliminado, o que chamamos de recidiva da obesidade.
A obesidade é uma doença crônica, com diversas causas. Por isso, é fundamental que o paciente, após a cirurgia bariátrica, mantenha seu acompanhamento pós-operatório com os profissionais da equipe multidisciplinar em dia, seguindo as orientações, o que favorece com que ele diminua a possibilidade de apresentar uma recidiva do peso.
*Para calcular seu IMC, preencha seus dados na calculadora de IMC em nosso site:
https://www.clinicaconcon.com.br/cirurgia-bariatrica/calcule-seu-peso-ideal
Para mais informações, conte conosco.
*Informações e imagem: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)
Boa tarde
Tenho síndrome metabólica é indicado para meu caso 34 anos 110kg 1.60m pressão alta, diabetes, deslipdemica gordura no fígado e colesterol alto
Olá, Regiane. Ideal é você agendar uma consulta com o cirurgião, ele poderá fazer uma avaliação e verificar se o procedimento é indicado para seu caso. Pode entrar em contato conosco pelo telefone 19 38691222. Obrigada