É consenso após a cirurgia bariátrica, que o paciente deve tomar muito cuidado com o consumo de bebida alcóolica. Você já deve estar ciente disso certo?
Mas nutri, nunca mais poderei beber?
Irei citar abaixo alguns motivos importantes para você entender essa recomendação e muita atenção e cuidado com o consumo.
-Após a cirurgia bariátrica (independente da técnica), o álcool passa a ser absorvido 2 vezes mais rápido do que antes da cirurgia, mas seu nível no sangue cai mais rápido que antes também. Vamos dar um exemplo, 2 doses, alcooliza o equivalente a 4 doses para o pós bariátrico. Além disso torna-se um pouco mais viciante (tóxico), pois o álcool não consegue mais ser totalmente metabolizado no estômago e fígado, por algumas deficiências enzimáticas.
Portanto! “ MUITO CUIDADO COM O CONSUMO DO MESMO”
E como o consumo elevado de álcool pode implicar no meu estado nutricional, após a cirurgia?
- Provocar deficiência de Vitamina B12 e B1, e naturalmente elas já ficam comprometidas após a cirurgia.
- Interferir na sua perda de peso, pois tem calorias, e não são poucas!!
- Contribuir para o reganho de peso, pois algumas pessoas trocam comida pelo álcool, e outras comem e conseguem beber muito também.
- Aumentar o risco de inflamação na mucosa gástrica e intestinal, resultando em gastrites e úlceras;
- Potencializar a descalcificação óssea aumentando a chance de osteopenia, osteoporose.
E vamos lembrar que cada grama de álcool fornece 7 Kcal , sem contar a quantidade de carboidrato, principalmente de cerveja.
E uma dica, evite beber, mas se for beber preste atenção à uma regrinha básica “ UM GOLE DE ÁLCOOL E 2 GOLES DE ÁGUA”
E mantenha o acompanhamento com a sua equipe, dessa maneira você estará sempre bem orientado e com maiores chances de manter a mudança do estilo de vida, tão necessário após a cirurgia bariátrica!!!
Até a próxima!
Célia Beleli
Nutricionista do GCBV
Deixe um comentário