Por quê eu preciso da suplementação de cálcio após a cirurgia bariátrica?
O cálcio é um mineral que é estocado principalmente nos ossos. É o mineral mais abundante do nosso corpo. Assim, como todos os nutrientes essenciais, o cálcio não pode ser produzido no nosso organismo, e deve ser obtido pelos alimentos e suplementos que consumimos diariamente.
Quanto eu necessito?
De acordo com os guias publicados para cirurgia bariátrica, todos os pacientes necessitam de suplemento de cálcio após a cirurgia. A quantidade que você necessita irá depender do procedimento realizado, e também da quantidade de alimentos fontes de cálcio que ingere diariamente. No geral, para o Bypass Gástrico em Y de Roux e o Sleeve Gástrico você necessitará de 1.200mg a 1.500mg ao dia.
Devo dividir a dose da suplementação?
Sim, é muito importante dividir a dose, normalmente 2 vezes ao dia, para uma melhor absorção. Somente uma pequena quantidade de cálcio é absorvida de cada vez, portanto a quantidade de cada dose não deve passar de 500mg.
Tome separadamente do Ferro ou de alimentos ricos em Ferro (carnes vermelha, brancas). Isso porque o Ferro e cálcio competem com mesmo local de absorção no nosso corpo, e podem colocar em risco a deficiência de um dos dois nutrientes. Portanto, suplementação de cálcio deve ser incluída no café da manhã e lanche da tarde.
O que pode acontecer se eu não suplementar a quantidade suficiente?
Pesquisas demonstram que pacientes após a cirurgia que não realizam a suplementação adequada colocam em risco o seu metabolismo ósseo. O cálcio também é importante para o coração, e contração muscular.
Sem a suplementação, ao longo dos anos de pós bariátrica os riscos de fratura de fêmur e quadril aumentam substancialmente, quando comparados a um grupo controle que não realizaram a cirurgia bariátrica.
Portanto, mantenha a ingestão do seu polivitamínico diariamente e siga a orientação médica e nutricional para a suplementação extra de cálcio. Lembre-se, isso terá um efeito positivo na sua saúde óssea.
Célia Beleli
Nutricionista Clínica Concon e Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV
Fonte de referência:
Pizzorno L. Bariatric Surgery: Bad to the Bone. Integrative Medicine. 2016;15(1):48-54.
Deixe um comentário