A Obesidade traz inúmeras consequências aos pacientes, que vão além das questões estéticas e psicológicas. Diversas são as causas que levam à obesidade como fatores genéticos, alterações psicológicas, hormonais, ambientais, erros alimentares, sedentarismo entre outras.
Além de uma qualidade de vida extremamente comprometida e limitada, os riscos inerentes ao excesso de peso levam a uma diminuição da expectativa de vida, devido às diversas doenças ocasionadas pela obesidade, ou comorbidades, como também são chamadas.
Confira a relação de algumas doenças causadas pela obesidade:
- diabetes tipo 2,
- hipertensão arterial,
- doenças respiratórias,
- cálculos na vesícula,
- artroses,
- varizes,
- infertilidade masculina e feminina
- apneia do sono
- dislipidemia,
- doença coronária,
- osteo-artrites,
- doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonal e e síndrome de hipoventilação),
- asma grave não controlada,
- cânceres: colorretal, endométrio, esôfago, mama, pâncreas, rins e vesícula.
- osteoartroses,
- hérnias discais,
- refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica,
- colecistopatia calculosa,
- pancreatites agudas de repetição,
- esteatose hepática,
- incontinência urinária de esforço na mulher,
- disfunção erétil,
- síndrome dos ovários policísticos,
- veias varicosas e doença hemorroidária,
- hipertensão intracraniana idiopática,
- estigmatização social
- depressão
As comorbidades podem regredir com o tratamento da obesidade, como a cirurgia bariátrica. E para atender um maior número de pacientes obesos, em janeiro de 2016, o Conselho Federal de Medicina acrescentou 21 comorbidades às indicações para a realização de cirurgia bariátrica. Dessa forma, a partir dessa data, pacientes que possuem IMC com índice de massa corporal entre 35kg/m² e 40kg/m e algumas das doenças associadas à obesidade poderão ter indicação para a cirurgia, que geralmente é indicada para pacientes com IMC a partir de 40kg/m, quando ele não apresenta doença associada.
Mantenha seu check-up médico em dia, pois assim, o médico estará atento a sinais de obesidade ou doenças associadas e poderá indicar o tratamento mais indicado em cada caso.
Deixe um comentário