Pesquisar no Blog
Atualização

Estamos lá! Começa hoje o maior congresso de Cirurgia Bariátrica do mundo

Mais de 1500 cirurgiões e profissionais que atuam no combate à obesidade estarão reunidos a partir dessa quinta-feira, 11, no XXI Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Nossa equipe estará representada pelo cirurgião Dr. Admar Concon Filho, pela nutricionista Célia Beleli, a psicóloga Mariângela de Almeida Paolis e pela fisioterapeuta Fabiana Della Via. Além de estarem presentes no maior congresso de cirurgia bariátrica do mundo, os profissionais participarão também como convidados na programação científica:

Dr. Admar Concon Filho participará nesta quinta-feira como presidente da “Mesa Redonda: Cirurgia Metabólica: Muito mais que Obesidade e Diabetes”, ao lado de especialistas de grande relevância na área . A tarde, participa da sessão III do Curso “Gestão e Tendências em Cirurgia Bariátrica”. No segundo dia do congresso, participa como avaliador na sessão de apresentação oral – temas livres  e como palestrante da Mesa-redonda: “Como resolver?”, com o tema : Dor abdominal recorrente”. 

A nutricionista Célia Beleli abordará o tema “Suplementação e deficiência de vitamina D: o que existe além do osso?, durante a programação do Núcleo de Saúde Alimentar. Já a psicóloga da equipe, Dra. Mariângela de Almeida Paolis, participará como moderadora da mesa-redonda “Assistência em Saúde mental ao paciente bariátrico: Abordagens e evidência”, do Núcleo de Saúde Mental do evento. A fisioterapeuta Fabiana Della Via participa como palestrante do Núcleo de Saúde Física, abordando o tema: “Estratégias fisioterapêuticas na redução de riscos de queda do paciente diabético candidato a CM” e também como moderadora da Mesa 3- Intra-Operatório.

O Congresso ocorre de 11 a 13 de novembro de 2021, em São Paulo e tem como objetivo debater o crescimento da obesidade no Brasil – especialmente após a pandemia da COVID-19 – e os tratamentos para devolver a qualidade de vida para pessoas com excesso de peso e doenças associadas.

O presidente da SBCBM, Fábio Viegas, ressalta que a obesidade é uma pandemia posterior a pandemia da COVID-19.: “52% dos brasileiros declararam ter engordado neste último ano. A obesidade e doenças associadas a ela aumentaram e, aliado a isso, houve uma redução no número de cirurgias bariátricas em 2, afirma Viegas.  Para ele, o Congresso Brasileiro de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – que será o maior do mundo presencial,  será fundamental para debater estratégias de cuidado dos pacientes com obesidade.

 

Números da Obesidade no Brasil

O número de cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS caiu em 69,9% em um ano, saindo de 12.568 em 2019, para 3.772 em 2020. Em 2021, até o mês de julho, foram realizadas 990 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde. A realização de cirurgias pelos planos de saúde também caiu 11,9%, saindo de 52.599 procedimentos realizado em 2019, para 46.419 cirurgias em 2020.

Em contrapartida, a recente pesquisa Diet ﹠ Health Under Covid-19, que entrevistou 22 mil pessoas de 30 países, identificou que foram os brasileiros os que mais ganharam peso durante a pandemia de COVID-19. Aqui, cerca de 52% dos entrevistados declararam ter engordado. A média global é de apenas 31%. Ainda segundo a pesquisa, os brasileiros ganharam, em média, cerca de 6,5 quilos neste período.

Números nas capitais – Os dados da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em 2020, apontaram que em São Paulo 47,9% de pessoas com estavam com excesso de peso.

Segundo o Ministério da Saúde, Porto Alegre é a capital que possui a maior quantidade de pessoas com excesso de peso (55,4%), seguida por Fortaleza (53,7) e Maceió (53,1). A proporção no Rio de Janeiro é de 49,6%, e no Distrito Federal é de 49,1%. As capitais com menor quantidade de obesos são: Palmas (12,5%), Teresina (12,8) e São Luís (12,9%).

Outro dado importante é que no estado de São Paulo, segundo Vigitel 2017, haviam 1,078 milhão de pessoas elegíveis a cirurgia bariátrica, sendo 669 mil peso SUS.

Galeria de imagens:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *