Pesquisar no Blog
Campanhas

Obesidade é fator de risco para o câncer de mama

A campanha Outubro Rosa reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o câncer de maior incidência em todo o mundo e também o que mais mata as mulheres. O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima que, em 2020, foram registrados 66.280 novos casos da doença no país. Em 2019, foram 18.068 mortes causadas pela doença. Mas você sabia que alguns cuidados podem prevenir o câncer de mama?

Entre eles, está a manutenção do peso ideal, uma dieta equilibrada, rica em fibras vegetais e pobre em gorduras animais, e a prática de atividades físicas de forma regular. A obesidade é um fator de risco para o câncer de mama. Isso acontece porque alguns tumores, como este, apresentam risco maior de surgir em pacientes obesos do que em pacientes não obesos. Pacientes obesos com câncer que não perdem peso após o tratamento também apresentam um prognóstico pior, com mais chances de a doença retornar.

Alguns pontos ajudam a explicar por que a obesidade é um fato de risco para o câncer de mama. Um deles é que o paciente obeso tem maior resistência à insulina, que é um hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue. Com isso, o corpo produz mais insulina e, consequentemente, ativa mecanismos que causam aumento da proliferação celular. Isso pode dar origem a um tumor.

Outro ponto que merece destaque é que o organismo de uma pessoa obesa é um organismo inflamado. Isso aumenta a vascularização, ou seja, a formação de vasos sanguíneos, que são essenciais para o crescimento de um tumor.

A pessoa obesa também passa por um processo em que alguns tipos de células de gordura são convertidos em hormônios sexuais. Mulheres na pós-menopausa, por exemplo, quando expostas a alguns tipos desses hormônios, têm mais risco de câncer de mama e do endométrio.

Além de ter um estilo de vida mais saudável, para prevenir o câncer de mama e outros tipos de cânceres que também têm a obesidade como um importante fator de risco, a mulher precisa fazer exames regulares, como ultrassom das mamas e mamografia. Esses exames podem detectar um tumor na mama precocemente, o que aumenta muito as chances de cura, que chegam a 98% em tumores de até 1 centímetro.

Se você é uma paciente obesa, redobre os cuidados. Lembre-se: a obesidade é uma doença que causa outras doenças muito graves. Apesar de não ter cura, ela tem tratamento. Esses tratamentos podem ser clínicos, endoscópicos ou cirúrgicos. Procure um médico para que ele possa orientá-la sobre o mais indicado para o seu caso.

Por Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *