Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Cirurgia Bariátrica é considerada cirurgia eletiva essencial pelo Ministério da Saúde

A cirurgia bariátrica foi classificada pelo Ministério da Saúde como um dos procedimentos eletivos essenciais nesse momento da pandemia COVID-19. A recomendação integra as Diretrizes da Atenção Especializada no Contexto da Pandemia de COVID-19, publicada nesta quarta-feira (7).

Essa é uma notícia importante, tendo em vista que muitos pacientes precisam ser operados devido ao agravamento de comorbidades associadas ao excesso de peso.

O presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), Dr. Fábio Viegas, reforçou que a cirurgia bariátrica não pode ser vista como um procedimento com fins estéticos, mas como um tratamento que devolve a qualidade de vida para muitas pessoas.

“Com essa nova classificação, a cirurgia bariátrica passa a integrar a lista de procedimentos essenciais para a saúde de uma grande parcela da população. Estaremos reduzindo as chances de internamento, de amputações, de retinopatias, de cardiopatias, entre outras consequências acarretadas por doenças crônicas ocasionadas pela obesidade”, comemora Viegas.

O diretor médico da SBCBM, Luiz Fernando Córdova, destaca que obesidade é uma doença crônica, que gera a inflamação do organismo, potencializando riscos para formas graves de COVID-19.

Cirurgia Bariátrica durante a pandemia – segurança do paciente e equipe

A equipe do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos/ Clínica Concon, atenta à importância de cuidar da segurança dos pacientes e equipe, reforçou os protocolos para a realização de cirurgia bariátrica.
Confira nesse post as medidas de segurança adotadas:
Cirurgia Bariátrica durante a pandemia conta com protocolos de segurança mais rígidos.

Saiba mais em: 
Ministério da Saúde classifica cirurgia bariátrica como eletiva essencial

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *