A Cirurgia Bariátrica vem ganhando nos últimos anos ,desde seu início no Brasil, na década de 1970, novas tecnologias que tornam a cirurgia cada vez menos invasiva, com vantagens ao paciente durante o procedimento cirúrgico e especialmente no pós-operatório.
A partir dos anos 2000 a cirurgia bariátrica por videolaparoscopia começa a ser cada vez mais utilizada, permitindo um grande avanço em relação à cirurgia aberta, com inúmeros benefícios tanto para o paciente quanto para o cirurgião, aumentando ainda mais a segurança do procedimento.
Na videolaparoscopia, são realizadas de quatro a sete incisões de 0,5 a 1,2 centímetros cada uma, por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos e a câmera de vídeo, necessários para a cirurgia, que é acompanhada pelo cirurgião por um monitor de vídeo.
Um dos avanços tecnológicos mais recentes em cirurgia minimamente invasiva, que também está sendo aplicado na cirurgia bariátrica é a cirurgia robótica. Esse procedimento apresenta benefícios ainda mais expressivos para o paciente e cirurgião em relação à videolaparoscopia.
A Cirurgia Bariátrica realizada por uma técnica minimamente invasiva, como a videolaparoscopia ou robótica, contribui especialmente para um pós -operatório com menos desconforto, com a redução do período de internação, com consequente retorno mais rápido às rotina do paciente.
Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica Robótica em: Cirurgia Bariátrica Robótica já é realidade na região de Campinas
Deixe um comentário