Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

A desinformação e o medo da cirurgia bariátrica

Geralmente, quando uma pessoa decide fazer a cirurgia bariátrica e metabólica, ouve todos os tipos de comentário. Infelizmente, muitos negativos. Chegam ao consultório querendo saber se nunca mais vão conseguir comer, se os dentes vão cair, se ficarão doentes, se vão morrer logo. O fato é que ainda há muita, mas muita desinformação sobre a cirurgia bariátrica. Portanto, se você tem indicação para fazer o procedimento, busque informações científicas.

Na maioria das vezes, quando a pessoa tem problemas após a cirurgia, é porque ela não fez a sua parte ou acompanhamento de forma correta. Lógico que, como qualquer procedimento cirúrgico, a cirurgia bariátrica tem seus riscos, mas nos últimos 20 anos, as taxas de mortalidade são menores que 2 pacientes para 1.000 cirurgias. Os riscos são similares aos de uma cirurgia de vesícula. Além disso, os efeitos adversos podem ser controlados com acompanhamento adequado da equipe multidisciplinar.

A obesidade é uma doença crônica e grave. Junto com ela, surgem a hipertensão, o diabetes, o infarto, o câncer, o derrame e muitos outros problemas sérios que comprometem a qualidade de vida do paciente e também sua expectativa de vida.

Os riscos da obesidade são muito grandes e comprovados por vários estudos. Um deles, publicado na revista Lancet Endocrinology em junho de 2018, mostra que para cada 5 pontos a mais no IMC (Índice de Massa Corporal) acima do ideal, o obeso tem 20% a mais de chance de morrer. Homens com IMC acima de 40 têm uma expectativa de vida de nove anos a menos que um com peso IMC normal (em torno de 25).

A cirurgia bariátrica e metabólica reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta do bom colesterol (HDL). Ela também melhora a pressão arterial, diminuindo o risco cardiovascular. É eficaz no tratamento de diabetes tipo 2, reduz em 31% o risco de infarto, em 60% o índice de doenças renais, em 33% o índice de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e em 62% o de insuficiência cardíaca. Estudos recentes mostram que ela também é a forma mais eficaz de evitar progressão da doença renal em pessoas com diabetes tipo 2.

A cirurgia bariátrica também tem um impacto grande na vida dos pacientes obesos dentro do cenário pandemia. Já temos estudos que comprovam que a perda de peso proporcionada por ela reduz em 48% o risco de mortalidade por covid-19, diminui em 113% o risco de internação, em 74% o risco de UTI e em 64% o risco de intubação.

Esses são dados científicos. Não se esqueça que quando um médico indica qualquer tipo de tratamento, ele considera os riscos para o paciente. A cirurgia bariátrica é tão importante que o CFM (Conselho Federal de Medicina) a considerou como cirurgia eletiva essencial, para que seja feita durante a pandemia. Portanto, se a cirurgia bariátrica é indicada para você, é porque os riscos de fazê-la são muito menores que os de ficar obeso.

É muito importante que você se informe antes de fazer a cirurgia bariátrica. Procure um cirurgião credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, tire suas dúvidas, converse com pessoas que fizeram o procedimento e seguiram corretamente as orientações da equipe.

Os resultados da bariátrica costumam ser muito positivos nos pacientes que, no dia da cirurgia, dizem que borboletaram, em uma alusão a “sair” do casulo e viver uma nova vida. A Clínica Concon tem um canal no Youtube com uma série de vídeos esclarecendo diversas dúvidas sobre o tema. Basta digitar Clínica Concon na busca que você vai encontrar.

Artigo – Por Dr. Admar Concon Filho 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *