Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

A obesidade está presente em mais da metade dos pacientes internados por COVID-19, segundo estudos

A obesidade está presente em mais da metade dos pacientes internados e também naqueles que precisam de ventilação mecânica, é o que aponta estudos mais recentes sobre o novo Coronavírus (COVID-19), realizados nos Estados Unidos e França e divulgados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

“Por meses, a idade e doenças como diabetes e hipertensão apareceram como fatores determinantes de risco, mas agora estudos conduzidos nos Estados Unidos  e na França constataram que a obesidade é fator crônico mais importante e o maior marcador para fator de agravamento, principalmente em pacientes jovens e em pacientes que necessitam de respiradores nos hospitais”, informa o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica (SBCBM), Marcos Leão Vilas Bôas.

O presidente da SBCBM,  reforça ainda mais a importância do tratamento da obesidade, já que os pacientes obesos possuem geralmente também as doenças associadas, como diabetes tipo 2, hipertensão e problemas respiratórios. E “esses pacientes, uma vez infectados, correm um maior risco de exibir complicações sérias, se comparado a uma pessoa saudável”, completa.

.No estudo conduzido na França, por exemplo, observou-se que a gravidade da doença COVID-19 aumenta de acordo com o Índice de Massa Corporal (IMC) do paciente. O resultado mostra que, de maneira geral, 68,6% dos pacientes  com IMC acima de 30 e obesidade grave precisaram de ventilação mecânica durante a internação. A proporção de pacientes que necessitaram de ventilação mecânica foi maior nos pacientes com IMC >35 kg/m2 , com 85,7%.

CIRURGIA BARIÁTRICA E METABÓLICA

A SBCBM reforça também, por outro lado, que pacientes que perderam peso, inclusive os que passaram pela cirurgia bariátrica e metabólica, não são considerados grupo de risco. Segundo a SBCBM, os cuidados dos pacientes bariátricos devem ser os mesmos de uma pessoa normal – a não ser os pacientes com idade avançada que, assim como os demais devem redobrar os cuidados. “O paciente que passou pela cirurgia perdeu peso, reduziu as doenças associadas e teoricamente está com mais saúde. Sua respiração, sistema fisiológico e metabolismo estão melhores do que se estivesse ainda com a obesidade. Os benefícios da cirurgia bariátrica são importantes no enfrentamento de qualquer epidemia”, comenta Marcos Leão, presidente da SBCBM..

Saiba mais :

https://www.sbcbm.org.br/sbcbm-alerta-obesidade-esta-presente-em-metade-dos-internamentos-por-covid-19-nos-eua-e-na-franca/

Obesidade pode ser considerada fator de risco para o COVID-19?

Recomendação da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) em razão do Coronavírus – COVID‐19

SBCBM alerta: Covid-19 é mais perigoso para portadores de doenças crônicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *