Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Por quê a suplementação de cálcio é necessária após a cirurgia bariátrica?

Por quê eu preciso da suplementação de cálcio após a cirurgia bariátrica?

O cálcio é um mineral que é estocado principalmente nos ossos. É o mineral mais abundante do nosso corpo. Assim, como todos os nutrientes essenciais, o cálcio não pode ser produzido no nosso organismo, e deve ser obtido pelos alimentos e suplementos que consumimos diariamente.

Quanto eu necessito?

De acordo com os guias publicados para cirurgia bariátrica, todos os pacientes necessitam de suplemento de cálcio após a cirurgia. A quantidade que você necessita irá depender do procedimento realizado, e também da quantidade de alimentos fontes de cálcio que ingere diariamente. No geral, para o Bypass Gástrico em Y de Roux e o Sleeve Gástrico você necessitará de 1.200mg a 1.500mg ao dia.

Devo dividir a dose da suplementação?

Sim, é muito importante dividir a dose, normalmente 2 vezes ao dia, para uma melhor absorção. Somente uma pequena quantidade de cálcio é absorvida de cada vez, portanto a quantidade de cada dose não deve passar de 500mg.

Tome separadamente do Ferro ou de alimentos ricos em Ferro (carnes vermelha, brancas). Isso porque o  Ferro e cálcio  competem  com mesmo local de absorção no nosso corpo, e podem colocar em risco  a deficiência de um dos dois nutrientes. Portanto, suplementação de cálcio deve ser incluída no café da manhã e lanche da tarde.

O que pode acontecer se eu não suplementar a quantidade suficiente?

Pesquisas demonstram que pacientes após a cirurgia que não realizam a suplementação adequada colocam em risco o seu metabolismo ósseo. O cálcio também é importante para o coração, e contração muscular.

Sem a suplementação, ao longo dos anos de pós bariátrica os riscos de fratura de fêmur e quadril aumentam substancialmente, quando comparados a um grupo controle que não realizaram a cirurgia bariátrica.

Portanto, mantenha a ingestão do seu polivitamínico diariamente e siga a orientação médica e nutricional para a suplementação extra de cálcio. Lembre-se, isso terá um efeito positivo na sua saúde óssea.

Célia Beleli
Nutricionista Clínica Concon e Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV

Fonte de referência: 
Pizzorno L. Bariatric Surgery: Bad to the Bone. Integrative Medicine. 2016;15(1):48-54.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *