Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica

Qual a hora certa de fazer a cirurgia bariátrica?

Clinicamente falando, a hora certa é quando você está obeso há mais de dois anos, tentou outros tratamentos para emagrecer, sem sucesso, possui IMC (Índice de Massa Corpórea) maior que 40 ou maior que 35, com pelo menos uma doença causada ou agravada pela obesidade.

Mas a gente sabe que essa “hora certa” de fazer a cirurgia varia muito de pessoa para pessoa. Costuma existir um “start” que faz com que ela tome a decisão: a vontade de engravidar, o nascimento de um filho e a busca por mais qualidade de vida, a consciência de que a obesidade é uma doença séria, a vontade de mudar de vida, algum problema de saúde que exija a perda de peso… Enfim, cada um, dentro de sua peculiaridade, encontra o que considera a “hora certa”.

Embora seja um procedimento seguro e um tratamento muito eficaz contra a obesidade, a cirurgia bariátrica é cercada de desinformação e mitos. Por isso, é muito importante a pessoa se informar e esclarecer todas as suas dúvidas. O medo, que é perfeitamente natural, não deve ser um fator impeditivo.

Os riscos de se permanecer obeso são muito maiores que os de uma cirurgia bariátrica. As técnicas evoluíram muito, principalmente com a videolaparoscopia, que é a cirurgia sem corte, feita por pequenos furos no abdome. Isso colocou a bariátrica com um procedimento com riscos semelhantes aos de uma cesárea ou da retirada de uma pedra na vesícula.

O principal desafio de quem se enquadra nos critérios clínicos de uma obesidade não é a cirurgia em si, mas entender que ela não é a solução para todos os problemas. É, sem dúvida, um passo importante para uma vida nova, mas que depende com seu comprometimento para ser um sucesso.

A verdade é que o paciente obeso nem sempre se dá conta de tudo que perde por causa da obesidade. Ele perde expectativa de vida e qualidade de vida. Normalmente, se acostuma a sentir dores pelo corpo, a engasgar com refluxo, a se sentir cansado com qualquer esforço físico, a dormir sentado para conseguir respirar um pouco melhor. Isso sem falar nos fatores emocionais: ele se acostuma a ter baixa autoestima, à falta de vontade de sair de casa, à dificuldade para se relacionar com outras pessoas… Ele se acostuma, mas não deveria!

Se você está obeso, pensa em fazer a cirurgia bariátrica, mas ainda não sentiu que é a “’hora certa”, procure informações científicas, não baseie seu conhecimento na história ruim do primo do amigo da cunhada. Só assim terá segurança para dar o seu start.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *