Pesquisar no Blog
Cirurgia Bariatrica Reunião Pré-Operatória

Quer fazer uma cirurgia bariátrica? Informe-se com fontes seguras!

Se você pretende fazer uma cirurgia bariátrica, busque informações em lugares seguros, de preferência com uma equipe médica. Embora seja interessante trocar experiências com outros pacientes, é fundamental saber filtrar. Ainda há muita informação equivocada sobre este assunto. Para que você possa ter acesso a conteúdos relacionados à cirurgia bariátrica e outros assuntos relacionados à saúde, eu e a equipe da Clínica Concon gravamos vários vídeos, que podem ser consultados no canal da Clínica Concon no Youtube.

Lá, disponibilizamos acesso gratuito sobre muitos assuntos, mas, obviamente, nada substitui a consulta com um profissional. Entre os temas que você vai encontrar no nosso canal, estão cirurgia bariátrica, outros tratamentos para emagrecimento, exames como endoscopia e colonoscopia, obesidade, hérnia de disco, câncer do estômago e do esôfago, refluxo, entre muitos outros. Todos os vídeos são gravados por profissionais sérios e que entendem do assunto.

No mesmo canal, também é possível acompanhar as reuniões mensais e ao vivo que fazemos sobre cirurgia bariátrica. Com a participação minha, da nutricionista, da psicóloga, da enfermeira e da fisioterapeuta, essas reuniões on-line acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, das 19h30 às 21h30, com transmissão pelo Youtube. É uma ótima oportunidade para tirar dúvidas, já que abrimos o espaço para perguntas. Caso não possa participar ao vivo, é possível assistir à reunião depois. Ela fica disponível no canal.

A cirurgia bariátrica é um tratamento muito eficiente para a obesidade. O paciente submetido a ela perde entre 30% e 40% do seu peso inicial. Para fazer a cirurgia bariátrica, o paciente precisa se enquadrar em critérios internacionais, como ter IMC (índice de Massa Corporal) acima de 40 kg/m² e ter tentado, por pelo menos dois anos, outros tipos de tratamentos para emagrecer, sem sucesso. Também é possível fazer com IMC entre 35 e 40 kg/m², desde que o paciente tenha doenças causadas pela obesidade, como diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia ou doença coronária.

A preparação envolve uma equipe multidisciplinar e uma série de laudos de diversos especialistas que atestam que o paciente pode ser submetido ao procedimento. Como qualquer cirurgia, há riscos, mas eles são pequenos. Com a evolução das técnicas e dos equipamentos utilizados, os riscos de uma cirurgia bariátrica são equivalentes ao de uma cesárea ou retirada da vesícula.

Por outro lado, os riscos da obesidade são muito grandes. O paciente obeso tem mais chances de desenvolver doenças graves, como o diabetes e o câncer. A obesidade também agrava alguns tipos de doença, comprometendo a qualidade e a expectativa de vida. Lembre-se! A obesidade, por si só, já é classificada como doença. E é uma questão de tempo para que ela cause outros tipos.

Artigo por Dr. Admar Concon Filho

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *