Estudos mostram que 20 a 30% dos pacientes submetidos à Cirurgia Bariátrica possam ter uma certa recidiva de peso , ou seja, voltarem a engordar parcialmente.
Em levantamento realizado com pacientes do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos, a incidência de Recidiva de Peso está em 16% dos casos.
Dentre as causas da recidiva de peso estão a falta de atividade física, ingesta de alimentos hiper-calóricos e a ingesta de grandes quantidades de alimentos (possível em pacientes que tiveram dilatação – alargamento da anastomose gastrojejunal).
Em casos de Recidiva de Peso, a cirurgia bariátrica revisional pode ser um procedimento a ser indicado após 2 anos da cirurgia bariátrica primária.
A Cirurgia Bariátrica Robótica é uma opção a ser considerada no caso das Cirurgias Bariátricas Revisionais, apresentando algumas vantagens:
– No caso de cirurgias bariátricas revisionais, em que há maior aderência interna, a cirurgia robótica pode, por exemplo, evitar que o procedimento se transforme em uma cirurgia aberta.
– Além disso, a cirurgia robótica apresenta outros benefícios para paciente e cirurgião, como maior precisão em determinados procedimentos, redução no tempo operatório e baixos índices de complicações.
Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica Robótica em: Cirurgia Bariátrica Robótica já é realidade na região de Campinas
Deixe um comentário