Ao iniciar o processo de mudança de hábitos (ou mesmo logo após a cirurgia bariátrica) muita gente sente pressa em perder peso e utiliza essa perda como o único indicador de sucesso da reeducação alimentar.
Você sabia que o peso não deve ser o único indicador de progresso?
No pós-operatório tardio de cirurgia, o peso tende a se estabilizar e a perda se torna mais lenta. Saiba que esse é um processo normal do corpo contra a desnutrição, afinal, nosso corpo tende a tentar nos proteger dela.
Inclusive, é importante lembrar também que durante a prática de atividade física, há uma tendência para que o peso se estabilize ou até aumente, por conta do ganho de massa muscular. Esse ganho é super benéfico para nossa saúde, e pode ainda aumentar nosso gasto de calorias (taxa metabólica basal).
O peso corporal pode também ser influenciado por diversos fatores, como: nível de hidratação, horário do dia, roupas, período menstrual, presença de comida no estômago etc., não sendo um indicador muito fidedigno para mensurar o progresso se usado de forma isolada.
Hoje trouxe alguns outros indicadores que mostram que você está no caminho certo, independente da velocidade de mudança do peso da balança:
- Conseguir comemorar ao cumprir pequenas metas, ajustá-las e se auto desafiar;
- Ter maior disposição e energia para as atividades diárias;
- Utilizar roupas que antes estavam um pouco apertadas ou incômodas (afinal, a massa muscular tem volume menor que a gordura);
- Entender que nenhum alimento é proibido e que todos tem o seu espaço dentro de uma alimentação saudável, e entender que você pode tanto dizer sim a algum alimento que você gosta e consumi-lo com atenção, quanto dizer “não” se não estiver com vontade de consumi-lo.
- Começar a comer quando está com fome e parar de comer ao se sentir saciado(a);
Marcela Gallo – Nutricionista
CRN 3 55571
Deixe um comentário