Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

6 passos para desenvolver um comer mais intuitivo após a cirurgia bariátrica

O comer intuitivo é uma abordagem que ajuda a criar uma relação saudável com o corpo, mente, emoções e alimentação, essencial no processo de reeducação alimentar pós cirurgia bariátrica.

Abaixo trago alguns passos de como praticar uma alimentação mais intuitiva:

  1. Faça refeições em intervalos regulares com o propósito de satisfazer sua fome. Evite ficar beliscando na ausência de fome, e, tente dentro do possível, comer devagar.
  2. Respeite seus sinais internos: atenda sua fome e pare de comer quando estiver saciado(a) (confortavelmente cheio(a)). Evite controles externos (dieta restritiva, contar calorias, comer por emoções…)
  3. Propósito de comer: satisfazer a saúde e bem-estar (incluindo prazer e razões sociais). Lembre-se: o objetivo é sentir-se bem depois de comer. Evite comer ou restringir a comida apenas para emagrecer, aliviar o estresse ou ansiedade.
  4. Comer intuitivamente é ter pensamentos claros e habilidades de concentração para além da comida. Os pensamentos sobre a comida não tomam muito tempo do dia, e se concentram na hora das refeições.
  5. Emocionalmente, o humor se mantém estável e não se afeta tanto pela comida. Lida-se com as emoções sem descontar na comida.
  6. Aspectos sociais são levados em conta: Nutrem-se relacionamentos saudáveis com os amigos e família e com o contexto alimentar.

Quais desses passos você já coloca em prática? Quais ainda precisa ajustar?

Se precisar, procure um nutricionista para te auxiliar nesse processo

Marcela Gallo – Nutricionista – CRN 3 55571

2 respostas para “6 passos para desenvolver um comer mais intuitivo após a cirurgia bariátrica”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *