Pesquisar no Blog
Dica da Nutri

Como ocorre a alteração da composição corporal após a cirurgia bariátrica?

Todos sabemos que a cirurgia bariátrica promove uma grande diminuição de peso, e por consequência uma perda de massa gorda, mas também ocorre uma perda considerável de massa magra ( músculos e conteúdo mineral ósseo) e isso pode levar a um evento chamado “ Sarcopenia”.

Sarcopenia caracteriza-se pela perda natural de massa magra , e ocorre ao longo da vida com o processo de envelhecimento, ou após perdas de peso muito rápidas.

E qual o impacto da cirurgia bariátrica no aumento da sarcopenia?  Como citado acima, com a perda de peso, ocorre também uma perda de massa magra. Esse  tecido (músculos) é um excelente componente do nosso organismo,  metabolicamente ativo e que proporciona  alto gasto energético , mesmo quando estamos em repouso. Dessa maneira, uma perda grande de massa magra pode impactar em longo prazo, em um maior risco de reganho de peso, nos pacientes que realizaram a cirurgia bariátrica.

E como saber se estou perdendo mais massa magra ou massa gorda após a cirurgia? Realizando o exame de “ Avaliação da Composição Corporal por Bioimpedância”, na consulta com nutricionista .Quantificar os diferentes compartimentos corporais é fundamental para pacientes que realizaram o tratamento cirúrgico da obesidade.

E para minimizar a perda de massa magra nesse período após a cirurgia? Além de todos os cuidados nutricionais, suplementação proteica, o exercício físico contra resistido (de força), tem papel fundamental nesse processo, na manutenção e/ou aumento da massa magra.

E qual a quantidade de proteína ao dia seria necessária? 1,5g de proteína por kilo de peso ideal. Seu nutricionista te auxiliará nesse aporte proteico, uma vez que essa necessidade é individual e existem variáveis que devem ser levadas em consideração, e são calculadas e orientadas pelo nutricionista.

Portanto, tenha em mente a necessidade de preservar a sua massa magra após um processo de perda de peso rápida. Outro ponto importante, a massa magra também esta intimamente relacionada à nossa força, longevidade e menor incidência de doenças cardiometabólicas como o Diabetes tipo 2 e Hipertensão Arterial.

Até a próxima!!!

 

Célia Beleli
Nutricionista do GCBV- Clínica Concon

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *