Pesquisar no Blog
Dicas

Dicas para quem fez bariátrica para o período de Natal e Ano Novo.

Olá pessoal, estamos aqui mais um ano (e que ano, né?) para falarmos das festas de final de ano! Sem dúvida alguma, a gastronomia e os pratos típicos são um dos pontos altos dessa época do ano. Para não perder a comemoração com a família e para quem realizou a cirurgia bariátrica e até para quem não fez, é importante buscar um equilíbrio nas escolhas alimentares dessas datas.\

1- A mastigação é um ponto muito importante, pois além de prevenir o desconforto gástrico, promove a saciedade. Portanto, mastigue exaustivamente cada pequena porção de alimento.

2- Inicie a refeição pelo prato proteico magro (sem gordura), seguido de uma salada e só então escolha o acompanhamento entre arroz ou batata ou farofa.

3- Cuide da sua hidratação.

4- Evite líquidos junto da refeição. Lembre-se de ingerir líquido pelo menos 30 minutos antes ou após a refeição. (Após a cirurgia bariátrica o espaço do estômago está pequeno!)

5- Evite os petiscos antes da refeição: além de muitas vezes serem extremamente calóricos, você já estará saciado para provar o prato principal.

6- Faça todas as refeições do dia de forma habitual e saudável!

7- Muito cuidado com consumo de bebida alcoólica. Após a cirurgia bariátrica, para muitos pacientes a tolerância ao álcool fica mais fácil e isso pode trazer grandes problemas.

8- E as sobremesas? Uma delícia, concordam? Portanto, façam suas escolhas pensando na moderação e lembrem-se que agora você tem
nas suas mãos a responsabilidade da escolha tanto na quantidade como na qualidade.

Feliz Natal para todos com muita saúde, prosperidade e um 2021 cheio de boas notícias!!!

Célia Beleli – Nutricionista equipe GCBV / Clínica Concon 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *