Pesquisar no Blog
Dicas

É tempo de Festa Junina!

Dicas para festejar mantendo a saúde e fazendo boas escolhas

O mês de junho é marcado por festas juninas em todas as regiões do Brasil e representam uma das manifestações culturais mais expressivas do nosso povo.

E uma das coisas que as festas juninas têm de melhor são guloseimas deliciosas (e nem sempre saudáveis).

A boa notícia é que dá para aproveitar a festa sem descuidar da saúde:

Milho – é a base da maioria dos quitutes das festas juninas. É bastante saudável, mas devemos tomar cuidado com a quantidade consumida, pois normalmente vem acompanhado de complementos gordurosos e açucarados. Preparações a base de milho, como bolos, pamonha, pipoca e canjica são ricos em ácido fólico, que auxiliam na prevenção de doenças cardíacas. O milho também contém a vitamina B1, que ajuda na memória.

Pinhão – Por ser rico em manganês e magnésio, auxilia no controle do colesterol e diabetes, além de agir contra a fadiga.

Vinho quente – preparado com vinho tinto, auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares por possuir flavonóides e ação antioxidante. O vinho também aumenta o colesterol bom (HDL). Mas cuidado com a quantidade consumida.

Arroz doce: destaca-se por seu elevado poder energético, mas procure consumir pequenas porções.

Gengibre: sempre acompanhado do quentão nas festas juninas, é uma raiz que  possui propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antioxidantes, hipoglicemiantes, hepatoprotetora e hipocolesterolêmica. Seu sabor picante é um dos atrativos de seu consumo.

Algumas dicas importantes:

  • Procure dividir as porções do que for consumir, para poder experimentar vários tipos de alimentos típicos da festa.
  •  Evite preparações fritas

E o mais importante, aproveite a festa junina não só para comer, mas curta também o clima de alegria, as brincadeiras, a famosa quadrilha e a confraternização com seus amigos.

Célia Beleli- Nutricionista Mestre pela FCM- UNICAMP  e Nutricionista do GCBV.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *