Pesquisar no Blog
Exames endoscópicos

Artigo – Endoscopia digestiva alta – Tire suas dúvidas!

Já vi muita gente ficar preocupada quando recebe a indicação de fazer uma endoscopia digestiva alta. Então decidi trazer esse assunto para esclarecer as principais dúvidas e tranquilizar quem será submetido ao exame, que é feito com o paciente sedado e não causa desconforto e nem dor.

Para que você entenda melhor, a endoscopia digestiva alta é um exame realizado para visualizar, com uma câmera, toda a parte superior do trato gastrointestinal, que é composta pelo esôfago, estômago e duodeno (parte inicial do intestino). Através deste exame, podemos detectar úlceras, refluxos e fazer pesquisas de bactérias e outras doenças que acometem esses órgãos.

Ela costuma ser indicada a pessoas que apresentam dor no estômago, azia, má digestão ou dor abdominal há algum tempo. Também é importante em casos de perda de peso sem motivo aparente, de dor ao engolir o alimento, dificuldade para o alimento descer após ser engolido ou histórico de doenças graves na família, como câncer de estômago ou de esôfago.

Basicamente, o paciente faz um jejum de cerca de oito horas (cada clínica tem um tipo de orientação) e, no dia do exame, é sedado (pode ser por um anestesiologista ou pelo próprio endoscopista). Após a sedação, introduzimos o aparelho pela boca do paciente e vamos descendo pelo esôfago, estômago e duodeno, fazendo uma avaliação completa. No caso de suspeita de alguma doença, podemos até encaminhar pequenos fragmentos para biópsia, que é uma análise microscópica, feita em laboratório, e importante para diagnosticar alguns tipos de doença.

É um exame muito seguro, com raríssimos casos de complicações. Após acordar, o paciente pode sentir um leve desconforto na garganta, causado pela passagem do aparelho, e uma leve dor no estômago, no caso de biópsias. Depois de ficar na sala de recuperação por um pequeno período, o paciente é liberado. Recomendamos que, neste dia, não dirija e nem manipule máquinas que exijam atenção.

Por isso, se o seu médico recomendou este exame, ele deve ser feito. Lembro ainda que, desde o início da pandemia, foram adotados novos protocolos para que a endoscopia seja segura tanto para o paciente quanto para a equipe que está na sala.

A equipe da Clínica Concon realiza exames de endoscopia, inclusive em pacientes obesos, em duas unidades: na Clínica Concon, em Valinhos, e na Clínica Espaço Rafah, em Vinhedo.

Por Dr. Admar Concon Filho 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *