Pesquisar no Blog
Novidades

Número de cirurgias bariátricas no Brasil aumenta 7,5% em 2016

Em 2016,  cerca de 100.512  pessoas fizeram a Cirurgia Bariátrica no Brasil. Esses são os dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica – SBCBM, que indica um aumento de 7,5% no número de cirurgias bariátricas realizadas no Brasil, comparado com o ano de 2015, quando cerca de 93, 5 mil cirurgias foram realizadas no país.

O Brasil é considerado o segundo país do mundo em número de cirurgias bariátricas realizadas, sendo que as mulheres representam 76% dos pacientes.

A evolução do número de procedimentos, (em 2012 – 72 mil cirurgias no País, em 2013 – 80 mil procedimentos e em 2014, cerca de 88 mil.), de acordo com a SBCBM, pode estar relacionado ao crescimento da obesidade no Brasil e também com as novas regras do CFM – Conselho Federal de Medicina para realização de cirurgia bariátrica, quando foram ampliadas de 6 para 21 o número de doenças associadas à obesidade que podem levar a indicação da cirurgia bariátrica.

Pacientes com IMC maior que 35 kg/m² e afetados por doenças como diabetes, apneia do sono, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, doenças osteoarticulares e doenças como hérnias de disco, artroses e inúmeras outras doenças mencionadas com a nova medida podem ser indicados para a cirurgia de redução de estômago.

A obesidade tem causa multifatorial, envolvendo questões biológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais. Mas a principal causa costuma ser o desequilíbrio entre o consumo de alimentos e o gasto de calorias.

Fonte: http://www.sbcbm.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *