Entre julho de 2017 e julho de 2018 o IBGE, em parceria com o Ministério da Saúde, coletou dados do consumo alimentar de 34.003 moradores em todo o Brasil, e com idade acima de 10 anos.
Quais os principais achados da pesquisa?
Os brasileiros tem uma das melhores combinações de alimentos, o “ Arroz e Feijão”, mistura extremamente nutritiva, que contempla a base da nossa alimentação.
A pesquisa comparou os resultados da pesquisa de 2008-2009 , e houve uma grande redução no consumo da mistura “arroz e feijão” .
Além disso, houve uma redução no consumo de frutas, vegetais , legumes quando comparado na mesma época. Esse consumo baixo, continua muito inferior das recomendações dos órgão de saúde, especialmente entre as pessoas com renda mais baixa.
Já o consumo de preparações como sanduíches e lanches aumentou em todas as regiões do Brasil e em todas as diferentes classes com diferentes renda.
Esses alimentos, preparações passaram a substituir os alimentos como “arroz e feijão”
Um bom achado: O consumo de refrigerantes diminuiu em todas as diferentes classes de renda, especialmente nas de renda mais elevadas. Na mesma linha, houve também redução do consumo de carne bovina e redução no consumo de gorduras saturadas.
E quanto ao consumo de açúcar? Nosso açúcar de mesa, aquele adicionado às preparações? Este aumentou, principalmente entre os adolescentes. O consumo de sódio continuou elevado , sendo mais consumido por homens adultos e reduzidos em mulheres idosas.
Adolescentes também aumentaram consumo de macarrão instantâneo, biscoito recheado, salgadinhos, chips, embutidos como lingüiça, salsicha, mortadela, presunto, doces como chocolate, achocolatados, sorvetes, refrigerantes, etc.
O que podemos concluir com essa nova pesquisa?
O brasileiro continua a fazer escolhas alimentares inadequadas, principalmente na faixa etária dos adolescentes .
As Políticas de Saúde devem ser implementadas com ênfase na educação alimentar.
E essa pesquisa serve para fazermos uma análise, uma reflexão com relação a nossa alimentação.
Você notou alguma mudança no seu padrão alimentar nos ´´últimos tempos”? Coloca arroz e feijão no seu prato? Sua família, seus filhos consomem o arroz e feijão diário? E os vegetais e frutas, fazem parte da sua alimentação diária ? Ou você está consumindo muitos alimentos industrializados e super processados ?
Vamos analisar e começar a promover mudanças?
Célia Beleli:
Nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento e mestra pela Unicamp.
Atende na Clínica Concon e faz parte do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos.
Fonte: Pesquisa de orçamentos familiares 2017-2018: Análise do consumo alimentar da POF (Pesquisa de Orçamentos Familiares 2017- 2018)
Saiba mais: Em dez anos, brasileiro reduz consumo de arroz e feijão e aumenta o de adoçante e açaí, aponta IBGE
Deixe um comentário