Pesquisar no Blog
Obesidade Tratamentos

3 maneiras de emagrecer sem cirurgia

 A Obesidade é uma doença crônica, caracterizada por um acúmulo de gordura corporal que,se não tratada adequadamente, pode acarretar graves doenças associadas ao paciente, como hipertensão, diabetes, apneia do sono, entre outras. O diagnóstico da  Obesidade deve ser realizado o quanto antes, pois, dessa forma, o paciente já poderá dar início ao tratamento mais indicado para seu caso, evitando complicações.

Existem diversos tipos de tratamento para a obesidade. Porém, é importante salientar que cada caso é um caso. Após detalhado o estudo do histórico do paciente,  o tratamento mais efetivo é indicado.

O Tratamento Clínico é a primeira recomendação, na maioria dos casos. Com o acompanhamento do  Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Educador Físico, os pacientes são orientados a inserir em seu dia a dia, uma alimentação equilibrada e atividades físicas regulares. O tratamento clínico também poderá  considerar, caso seja necessário, o uso de medicamentos, mas sempre associado a mudanças no estilo de vida do paciente.

Se com o tratamento clínico e a mudança de hábitos, o paciente ainda não alcançou os resultados esperados, outras opções de tratamento de obesidade podem ser indicadas, desde os procedimentos menos invasivos realizados por endoscopia até o tratamento cirúrgico, chamado de cirurgia bariátrica, indicado a pacientes que não tiveram êxito em tratamentos anteriores por um período mínimo de dois anos.

Os tratamentos menos invasivos da obesidade podem ser opções para o paciente antes da indicação para a cirurgia bariátrica.

O balão intragástrico, por exemplo, é uma das primeiras opções que podem ser recomendadas no caso de pacientes com grau de obesidade leve: Índice de Massa Corpórea (IMC) a partir de 27. Ele consiste na introdução de um balão inflável de silicone dentro do estômago por endoscopia. O objetivo é provocar uma saciedade maior, reduzindo a ingestão de alimentos. Ele pode ser retirado após 6 ou 12 meses, dependendo do método escolhido.

A Gastroplastia Endoscópica (Endossutura Gástrica) também é um procedimento não cirúrgico para o tratamento da obesidade, realizado por endoscopia, no qual  uma sutura produz pregas internas na parede do órgão, reduzindo o espaço disponível para o armazenamento de alimentos. Dessa forma, consegue-se a saciedade com pouco alimento, fazendo com que o paciente perca peso. É indicada para pacientes com  IMC entre 30 a 35, que não possuem indicação para Cirurgia Bariátrica ou para pacientes que têm indicação para cirurgia, mas não querem operar.

Em todos os tipos de tratamento, o acompanhamento e apoio de uma equipe multidisciplinar é fundamental, pois em todos os casos, será necessária uma mudança de hábitos e estilo de vida, e os profissionais da equipe – psicólogo, nutricionista e médicos – poderão contribuir com orientações valiosas para o sucesso do tratamento, cujo objetivo é, sem dúvida, o aumento da qualidade e quantidade de vida dos pacientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *